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Youtube Shopping: Entenda como utilizar essa plataforma!
O Youtube shopping é um recurso de vendas que pertence ao maior buscador online do mundo, e pode ser uma ferramenta interessante para os usuários.
Isso porque, anteriormente, apenas o Instagram e o Facebook possuíam suas próprias vitrines de produtos.
No entanto, o Youtube consegue entrar nesse cenário, a fim de permitir a compra enquanto o usuário acompanha uma transmissão ao vivo ou assiste o conteúdo do canal de uma loja, por exemplo.
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Para aproveitar essa oportunidade, é fundamental entender como funciona o Youtube shopping e como utilizá-lo.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial sobre o tema, além de ressaltar os benefícios envolvidos em seu uso. Confira!
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O que é o Youtube Shopping?
O Youtube Shopping é uma seção da plataforma de vídeos onde é possível promover produtos, divulgar o nome da loja e realizar a venda em um mesmo local.
Também é possível comercializar mercadorias de outras marcas dentro do canal.
Em 2021, o Youtube foi considerado o segundo site mais visitado pelos brasileiros, sendo que o primeiro era o próprio Google, dono do Youtube. Por isso, o recurso se popularizou.
Ele funciona de maneira semelhante a outras ferramentas de compras em redes sociais, com exposição das mercadorias e ofertas.
No entanto, se destaca pela exibição em vídeo, além de auxiliar em estratégias de vendas associadas à lives e apresentações nos canais.
Qual a importância de vender com o Shopping Youtube?
A importância de vender pela internet com o Youtube shopping está em ampliar o alcance de uma loja com o auxílio de vídeos, uma mídia cada vez mais assistida.
No ramo do marketing digital, muitos usuários têm a decisão de compra influenciada após assistir uma opinião de um especialista sobre um determinado produto.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest e a empresa de marketing de influência Spark comprovaram essa tese.
Recomendações de influenciadores, presentes na plataforma, inspiraram a compra de 76% dos consumidores, conforme o estudo “O post é pago e aí?”.
Em resumo, a existência dos vídeos, um meio cada vez mais consumido na internet, e da forte relação entre comprador e influenciador, fazem do Youtube Shopping uma opção essencial para quem deseja aumentar as vendas.
Como funciona o Youtube Shopping?
O Youtube Shopping funciona com base na relação entre recursos próprios do site com opções de venda.
Nesse sentido, existe a loja do canal, os produtos divulgados no final do vídeo, a opção de marcá-los nos vídeos da sua conta ou das transmissões ao vivo e de fixá-los nos chats ao vivo.
Para vender produtos de outras marcas, colocá-los nos Shorts, que são vídeos de curta duração, transmissões ao vivo ou nos vídeos do seu canal, é necessário atender a critérios específicos de qualificação. Essas exigências incluem:
- Canal sediado no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido ou Índia;
- Canal aprovado para monetização, isto é, ganhar dinheiro com ele;
- Mais de 20 mil inscritos;
- Canal não pode ser a rede oficial de um artista ou músico, nem ser ligado com tal;
- Perfil não pode estar encaixado como conteúdo para crianças, nem ter muitos conteúdos para esse público;
- Não pode ter infringido as regras de diretrizes da comunidade;
- Vídeos não podem violar as regras de monetização.
Como utilizar o Youtube Shopping?
Para vender os próprios produtos no Youtube e começar a utilizar o recurso de shopping é necessário atender aos critérios de qualificação, configurar o seu canal e conectá-lo com a loja de produtos.
Em seguida, deverá separar e selecionar os itens para promover dentro do Youtube Shopping.
Nesta etapa, o lojista escolhe a ordem que os produtos vão aparecer, assim como os locais onde o usuário pode visualizá-los. A própria loja do canal é uma dessas alternativas.
Entretanto, existem também as opções de telas finais dos vídeos, em uma seção abaixo do conteúdo ou da transmissão ao vivo.
Nesse último item da transmissão, é possível fixar o produto para a checagem e compra pelo público.
Quanto à questão da administração, todos os aspectos ficam por conta do próprio lojista. As atividades incluem o marketing, a garantia de estoque e reembolso.
Ainda, o atendimento ao cliente, pagamentos e gerenciamento da vitrine também são de responsabilidade externa.
Benefícios de utilizar o Youtube Shopping
Um dos principais benefícios de escolher usar o Youtube Shopping como parte de uma estratégia de venda é de ampliar o nome da marca para fãs de vídeos nativos da plataforma.
Com isso, é possível estudar outra maneira de divulgar um produto, em um momento cujo mercado está cada vez mais competitivo na busca pelo crescimento dos negócios.
No entanto, existem outros pontos positivos. Confira abaixo:
Produtos da loja virtual sincronizados com a live
As transmissões ao vivo, também chamadas de lives, fazem cada vez mais sucesso dentro do Youtube.
Nesse sentido, anunciar os produtos do seu e-commerce durante a live é um modo útil e vantajoso de chamar o público para a compra.
Entretanto, para uma live de bom alcance, é necessário sempre verificar os melhores horários para as transmissões, preparar a divulgação prévia e impulsionar o conteúdo gravado.
No Youtube Shopping, escolher os produtos que vão ser divulgados é outra tarefa importante nesse processo.
Experiência de compra interativa
A experiência do consumidor é essencial quando se trata da jornada de compra de um produto ou prestação de serviço.
Nesse caminho, o Youtube shopping garante a aproximação natural entre o vídeo, a descrição do produto e a compra dele.
Assim, a plataforma promove a interatividade na compra, conquistando o visitante da loja mais rapidamente.
Gerenciamento de vendas estratégico
No Youtube Studio, a central para criadores de conteúdo, o Google compartilha informações relevantes sobre todo o processo de vendas.
Assim, é possível ter acesso ao faturamento do mês, o tráfego de outras plataformas, entre outros dados que ajudam a evoluir com o canal, além da determinação do preço, da forma de pagamento, frete e suporte.
Quando vale a pena utilizar o Youtube Shopping?
Para as lojas com possibilidade de integração com outras plataformas e com uso frequente das transmissões ao vivo, o Youtube shopping é uma opção essencial para ampliar o negócio.
Além de ser uma rede popular entre os usuários, também permite divulgações em um canal de amplo acesso e praticidade.
Por esse motivo, vale a pena considerar essa estratégia na sua empresa, monitorando o faturamento com ferramentas modernas.
Para isso, considere também abrir uma empresa com a Facilite, e tenha acesso aos melhores recursos para expandir sua marca.
Ficou com dúvidas ou precisa de assessoria contábil? Fale com um de nossos especialistas!
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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?
Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.
A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento.
Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno.
Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.
Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.
Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.
No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.
Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!
O que é a hora extra?
A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.
Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.
Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.
A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.
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Limite de horas extras por dia
O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.
Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.
Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?
É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.
Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.
A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.
Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.
Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.
Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.
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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025
Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.
Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.
Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.
O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025
Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:
- Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
- 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
- Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
- 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.
Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:
- Título de eleitor;
- Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
- Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).
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Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?
- Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
- Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
- Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
- Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
- Obteve ganho de capital na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
- Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
- Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
- Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
- É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
- Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
- Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
- Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.
O que acontece se não declarar Imposto de renda?
Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.
Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.
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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios
Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.
Planejamento e Organização
A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
Quem Deve Declarar?
Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:
- Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
- Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
- Ganho de capital na venda de bens;
- Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
- Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
- Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
- Mudança de residência para o Brasil.
Vantagens da Declaração Pré-Preenchida
A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção
Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:
- Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
- Omissão de rendimentos (27,8%).
Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
Prazo e Prioridade na Restituição
A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.
Evite Multas e Problemas Fiscais
Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
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