Connect with us

Chamadas

Tesla registra receita líquida recorde de US $438 milhões, um aumento de 74%

Published

on

Pontos Principais

  • A Tesla reportou lucro líquido recorde de US $438 milhões durante o trimestre, bem como lucro de 93 centavos por ação sobre $10,39 bilhões em receita.
  • Em sua divulgação de ganhos, a empresa disse que superou a escassez de chips que atormentou a indústria automotiva em parte por “voltar-se extremamente rápido para novos microcontroladores, enquanto simultaneamente desenvolve firmware para novos chips feitos por novos fornecedores”.
  • Em uma chamada de ganhos, o CEO Elon Musk disse que a nova versão atrasada do Sedã Modelo S da empresa será entregue a partir de maio de 2021, e as entregas do Modelo X começarão no terceiro trimestre do ano.

A Tesla divulgou os resultados do primeiro trimestre após o sino na segunda-feira, 26. 

A empresa superou as expectativas facilmente, impulsionada pelas vendas de bitcoin e créditos regulatórios, mas as ações caíram até 3% depois do expediente, à medida que os investidores digeriam os números.

Veja como a empresa se saiu neste trimestre, em comparação com as estimativas dos analistas compiladas pela Refinitiv:

  • Lucro: 93 centavos por ação contra 79 centavos por ação esperados
  • Receita: $10,39 bilhões contra $10,29 bilhões esperados, um aumento de 74% em relação ao ano anterior

O lucro líquido atingiu um recorde trimestral de $438 milhões em uma base PCGA, e a empresa registrou $518 milhões em receita de vendas de créditos regulatórios durante o período.

Registrou também um impacto positivo de $101 milhões de vendas de bitcoin durante o trimestre.

O CEO Elon Musk, do negócio de veículos elétricos, informou no primeiro trimestre entregas de veículos de 184.800 carros Modelo 3 e Modelo Y, superando as expectativas e estabelecendo um recorde para a Tesla.

No entanto, a empresa também disse que não produziu nenhum de seus sedãs Modelo S ou SUVs Modelo X para o período encerrado em março. Ele entregou 2.020 sedãs Modelo S e SUVs Modelo X mais antigos do estoque.

Advertisement
publicidade

Na conferência de ganhos de segunda-feira, Musk disse que a nova versão dos sedãs Modelo S da empresa será finalmente entregue aos clientes a partir de maio de 2021, com as entregas do Modelo X começando no terceiro trimestre do ano.

Elon Musk e o diretor financeiro, Zachary Kirkhorn, disseram que os problemas da cadeia de suprimentos provavelmente continuarão sendo um desafio para a Tesla este ano.

Em janeiro de 2021 (durante uma atualização dos lucros do quarto trimestre de 2020), Musk havia dito que o Modelo S Plaid já estava em produção e seria entregue a partir de fevereiro de 2021.

Mas ele admitiu na segunda-feira: “Houve mais desafios do que o esperado” na produção da versão atualizada desses veículos. Ele não deu mais detalhes.

A Tesla agora tem como objetivo produzir 2.000 veículos dos Modelos S e X por semana ainda este ano.

Advertisement
publicidade

A empresa disse na segunda-feira que espera um crescimento de entrega de veículos de mais de 50% em 2021 no geral, o que implica entregas mínimas em torno de 750.000 veículos este ano.

O fato de que a Tesla aumentou as vendas das unidades de veículos em mais de 100% ano após ano, mas aumentou os centros de serviço em apenas 28% e sua frota de serviço móvel em apenas 22%, explica por que alguns clientes da Tesla enfrentam tempos de espera frustrantemente longos para reparos.

A expansão dos serviços não acompanha o volume de veículos vendidos.

A Tesla disse que superou a escassez de chips que atormentou a indústria automotiva em parte por “virar-se extremamente rápido para novos microcontroladores, enquanto simultaneamente desenvolve firmware para novos chips feitos por novos fornecedores”.

Não divulgou os nomes de seus novos fornecedores.

Advertisement
publicidade

Também repetiu a afirmação frequente de Musk de que as câmeras, e não o radar, são um caminho melhor para veículos autônomos.

“Nossa arquitetura de software baseada em IA (Inteligência Artificial) tem dependido cada vez mais de câmeras, a ponto de o radar se tornar desnecessário antes do esperado. Como resultado, nossa equipe FSD (Full Self-Driving) está totalmente focada na evolução para um sistema autônomo baseado em visão e estamos quase prontos para mudar o mercado dos EUA para o Tesla Vision ”, disse a empresa em seu comunicado de ganhos.

A receita de seus negócios de geração e armazenamento de energia quase dobrou para a Tesla em relação ao mesmo período em 2020, quando Musk disse que a Covid, uma pandemia emergente, havia desacelerado seus negócios de energia a um ritmo lento.

Mas a receita de energia caiu de US $787 milhões no quarto trimestre de 2020 para US $595 milhões no primeiro trimestre de 2021.

Recentemente, a Tesla aumentou os preços de seus telhados solares em 50% e agora exige que qualquer um que encomende energia solar fotovoltaica (incluindo telhas solares da Tesla) também peça o Powerwall, o sistema de armazenamento de energia doméstico da Tesla.

Advertisement
publicidade

A súbita mudança de preço se aplicou retroativamente a alguns clientes incomodados.

Musk disse na ligação para o primeiro trimestre de 2021 que pretende que casas com telhados solares e baterias da Tesla funcionem como um “serviço gigante e distribuído” que possa ajudar os atuais serviços de energia elétrica a fornecer aos clientes toda a eletricidade de que precisam conforme a demanda e eventos climáticos extremos aumentam.

Os executivos não disseram como mudariam sua produção ou combinação de células de bateria dos fornecedores para aumentar o volume de veículos e produtos de armazenamento de energia em 2021.

Musk disse que as 4680 células da empresa, que foram desenvolvidas de forma independente e fabricadas em uma planta piloto em Fremont, Califórnia, ainda não são confiáveis o suficiente para serem enviadas em veículos Tesla.

Ele disse que a Tesla provavelmente “alcançaria a produção em volume” dessas células em 12 a 18 meses.

Advertisement
publicidade

A empresa revelou em fevereiro que comprou US $1,5 bilhão em bitcoin e potencialmente investiria em outras criptomoedas no futuro.

Em abril, o bitcoin atingiu níveis recordes antes de recuar.

Em sua demonstração de fluxos de caixa, a Tesla revelou que vendeu US $272 milhões em “ativos digitais”, provavelmente bitcoin, durante o trimestre.

Conteúdo Traduzido da fonte CNBC por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil

Advertisement
publicidade

Chamadas

Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

Published

on

Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

Advertisement
publicidade

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

Advertisement
publicidade

Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

Advertisement
publicidade

Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

Advertisement
publicidade
Continue Reading

Chamadas

Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

Published

on

Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

Advertisement
publicidade
Continue Reading

Chamadas

Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Published

on

Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

Advertisement
publicidade
  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Advertisement
publicidade
Continue Reading

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil