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Saiba quais são as obrigações acessórias para startups do Simples Nacional

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Toda startup juridicamente é uma empresa como qualquer outra de modelo tradicional. Sendo assim, quem tem ou é sócio de uma deve atentar-se às diversas obrigações acessórias para startups do Simples Nacional solicitadas em períodos anual e mensal.

Qualquer descumprimento de entrega ou ainda preenchimento dessas declarações colocam a startup na mira dos órgãos de fiscalização e suas pensalidades, que podem ser pesadas multas.

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Então, para não correr riscos e manter sua empresa dentro dos parâmetros legais, entenda mais sobre 9 dessas obrigações e seus detalhes.

Apuração mensal dos impostos do Simples

Informar o faturamento e as atividades que geraram ele permite a emissão da guia unificada de tributos do Simples a cada mês.

No processo, a empresa tem de separar o quanto faturou por atividade se mais de uma for desenvolvida. Isso é necessário para que a apuração seja feita corretamente, pois atividades diferente enquadram-se em anexos distintos e, por isso, contam com faixas e alíquotas de impostos próprias.

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O processo deve ser feito sempre antes da data de vencimento da guia de imposto de cada mês, que normalemente é no dia 20. Porém, quando esse dia não é um dia útil a data é prorrogada.

Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS)

O prazo para a transmissão dessa obrigação acessória é sempre o último dia útil do mês de março, com os dados de todo o ano anterior.

Na DEFIS, a startup tem de enviar à Receita Federal diversos dados, que dizem respeito a áreas diferentes. Algumas dessas informações precisam ser retiradas de documentos e relatórios financeiros e contábeis para preenchimento, enquanto outros são importados automaticamente para a declaração.

Entre dezenas de dados solicitados, alguns são:

  • Identificação dos sócios;
  • Divisão do capital social;
  • Saldos de caixa e contas bancárias;
  • Valores das retiradas de pró-labore;
  • Valores das retiradas de lucro;
  • Quantidade de funcionários;
  • Valores de compras de materiais e/ou estoques;
  • Faturamento e impostos gerados, estes que são automaticamente integrados à DEFIS.

A declaração é elaborada e entregue dentro do portal do Simples Nacional, no site da Receita. Justamente por isso é que os números de faturamento e tributos são preenchidos de forma automática, pois é no mesmo sistema que as apurações mensais são feitas.

Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)

Pela DIRF uma empresa informa anualmente todas as retenções de imposto de renda ocorridas em seus pagamentos e recebimentos do ano anterior, tanto envolvendo pessoas físicas quanto jurídicas.

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Nas possíveis ocorrências informadas podem estar retenções em pagamentos de salários e aquelas feitas em notas fiscais de serviços contratados, assim como imposto retido em notas emitidas.

Para a DIRF, o prazo de entrega é o último dia útil do mês de fevereiro.

Envio de relatórios e dados da folha de pagamentos a órgãos públicos

Cada fechamento da folha de pagamentos da empresa exige que seus dados sejam enviados a órgãos públicos que fiscalizam esses procedimentos e participam da máquina pública que os processa no país.

Pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) o negócio transmite dados à Caixa Econômica Federal e à Previdência sobre eventos trabalhistas e cadastros do empregador e de funcionários. Depois emite a guia do Fundo de Garantia.

As informações geradas pelo SEFIP resultam na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência (GFIP). Este relatório informatizado é o que leva os dados aos órgãos competentes e faz a emissão da guia de pagamento do Fundo.

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Mesmo que a empresa ainda não tenha funcionários, apenas sócios retirando pró-labore, o processo é necessário pela obrigatoriedade de envio de informações à Caixa e à Previdência. Na hipótese, a única diferença para demais casos é que não é gerado o FGTS.

O processo tem de ser feito até o dia 7 de cada mês, sendo a data adiantada se ele cair em sábado, domingo ou feriado.

Cadastro geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

O CAGED passa ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mensalmente números de contratados e demitidos. Logo, tais informações são as principais da declaração.

O prazo deste envio também é o dia 7, sendo feito sempre após o processamento da folha de pagamentos e com o mesmo adiantamento de prazo válido para o envio dos relatórios anteriores.

Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

A RAIS é uma das obrigações acessórias para startups do Simples Nacional que têm a ver com eventos trabalhistas, tendo de ser entregue mesmo que não exista funcionários — no caso, a RAIS Negativa.

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Na declaração são transmitidas ao Fisco trabalhista todas as movimentações da folha do ano anterior. O governo federal utiliza tais dados para calcular os pagamentos do abono salarial (Pis) aos trabalhadores brasileiros, inclusive identificando quem tem ou não direito a ele.

O prazo de entrega da RAIS é o dia 23 de março, sendo ela Negativa ou com movimentação.

Escrituração contábil

Escriturar todas as movimentações financeiras e patrimoniais não é opção. Além de importante para a gestão, a contabilidade de uma startup é obrigação legal que tem de ser respeitada.

Para isso, os lançamentos não podem contar com erros de digitação, classificação, em saldos e outros equívocos. E os livros contábeis, ilustrados a partir dos lançamentos feitos e seus históricos, precisam ser encerrados com exatidão e veracidade.

Declaração de serviços

Prestadoras de serviços devem declarar seus faturamentos decorrentes das atividades, notas fiscais e os impostos apurados, retidos e pagos.

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Como a fiscalização dos serviços é responsabilidade municipal, cada prefeitura conta com uma agenda própria e um formato de elaboração e entrega da declaração. Logo, é preciso buscar informação local para saber como proceder.

Além de ser um cumprimento de obrigação junto à prefeitura — feita geralmente de maneira eletrônica —, a declaração de serviços substitui os antigos Livros de Registro de Serviços Tomados e Prestados, que anteriormente eram o formato da escrituração fiscal dos serviços.

DeSTDA

A sigla significa Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação devida por Contribuintes da categoria Simples Nacional.

Compartimentando o nome da obrigação, as ocorrências a serem informadas nela são as seguintes:

  • Valores de substituição tributária em notas de compras e vendas;
  • Diferencial de alíquota de ICMS paga, como em compras interestaduais.

Ela é exigida de empresas optantes pelo Simples que comercializam e/ou industrializam e, por isso, movimentam ICMS. Caso nenhum dos fatores acima seja movimentado, a obrigatoriedade se mantém e a declaração deve ser enviada com valores zerados.

Como pôde perceber, ser empreendedor requer atender a muitos critérios e prazos legais, além de atentar a detalhes sobre diversas ocorrências empresariais. Por isso, o ideal é conta com um escritório contábil especializado no modelo de negócio da startup para eliminar os riscos de penalizações e manter declarações e impostos em dia.

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Agora que você está muito mais bem informado sobre as obrigações acessórias para startups do Simples Nacional, não deixe de aprender mais sobre o regime tributário do seu negócio.

Via Contabnet

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

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Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

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Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

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Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

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Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

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Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

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Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

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  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

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