Rotinas contábeis no Simples Nacional: Saiba como elas funcionam

A contabilidade de uma empresa deve cuidar das rotinas da mesma, por isso, é preciso entender as rotinas contábeis de acordo com regime tributário, as rotinas do Simples Nacional diferem das rotinas de outros regimes.

Portanto, é preciso ter conhecimento sobre quais são e como funcionam essas rotinas contábeis, afinal, um profissional contábil deve estar sempre atualizado sobre as obrigações dos regimes tributários.

Acompanhe este artigo até o final e conheça as principais rotinas contábeis do Simples Nacional e entenda como elas funcionam.

Se informe!

Principais rotinas contábeis no Simples Nacional

Veja abaixo as principais rotinas contábeis do Simples Nacional e entenda como elas funcionam:

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Emissão do DAS

O documento de arrecadação do Simples Nacional (DAS)  é a guia de recolhimento de todos os tributos desse regime, podemos dizer que essa é uma das principais rotinas para as empresas do Simples.

Essa guia de recolhimento contém 8 impostos, esteja atento a todos eles, veja quais são:

  • IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • ISS (Imposto sobre Serviços);
  • CPP (Contribuição Patronal Previdenciária);
  • COFINS(Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
  • ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação);
  • PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Emissão de notas fiscais

Todos integrantes do Simples Nacional devem obrigatoriamente realizar a emissão de notas fiscais sempre que um serviço for prestado ou um produto for vendido. 

Essa é uma das principais rotinas contábeis, as notas devem ser organizadas conforme o setor e categoria da nota fiscal. 

Escrituração fiscal e contábil

As empresas que decidem optar pelo Simples Nacional devem acompanhar seus negócios através da escrituração fiscal e contábil. 

Essa rotina é feita por meio dos seguintes livros:

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  • Livro Caixa;
  • Livro Registro de Entradas;
  • Livro Registro de Inventário;
  • Livro de Serviços Prestados e Tomados.

Envio de declarações

Obrigações acessórias são declarações que devem ser enviadas ao fisco para declarar diferentes informações sobre um empreendimento, elas podem ser mensais ou anuais.

Enviar declarações mensais e anuais também faz partes das rotinas contábeis do Simples Nacional, veja abaixo quais são essas declarações:

Declarações mensais:

  • DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos);
  • DES (Declaração Eletrônica de Serviços).

Declarações anuais:

  • DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na fonte)
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais).

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Matheus Vinicius Ribeiro

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