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Requisitos para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica

Não é incomum encontrar um pequeno empresário que ainda tenha dúvidas em relação a como emitir notas fiscais eletrônicas.
A NF-e, documento criado para substituir a tradicional nota fiscal de papel, é utilizada na venda de mercadorias que incidem no pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços).
Por ser emitida e armazenada eletronicamente, a NF-e dispensa a impressão e o arquivamento físico da nota.
Sua validação é garantida pela assinatura digital da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do Estado em que o negócio está registrado.
Dito isso, mostraremos o passo a passo de como emitir notas fiscais eletrônicas. Continue a leitura e confira!
Afinal, para que serve a nota fiscal?
Um dos documentos mais importantes para a empresa é a nota fiscal. Ela tem por objetivo o registro de compra e venda de produtos ou serviços, bem como a cobrança de tributos decorrentes dessas transações comerciais, como ISS e ICMS (no caso de empresas não cadastradas no Simples Nacional).
A maioria das empresas é obrigada a emitir este documento, comprovar seu faturamento e recolher impostos.
Há poucas exceções a esta regra, como é o caso do MEI: esta categoria só deve emitir a nota fiscal quando fizer negócios com outras pessoas jurídicas – como empresas, ONGs, entidades públicas – ou se o consumidor assim solicitar.
A não emissão de nota fiscal quando solicitada pode ter várias consequências negativas, como problemas com o fisco e, nos casos mais graves, responder por evasão fiscal.
Além disso, existem empresas que aceitam apenas fornecedores que emitem nota fiscal. Portanto, se você não adotar esse livro-razão, acabará perdendo oportunidades de negócios.
Ou seja, o descumprimento dessa obrigação gerará uma grande dor de cabeça, tanto jurídica quanto financeira.
Por isso, é fundamental não só faturar, mas realizar todo o processo de maneira correta, apurando impostos e registrando informações precisas.
E para fazer isso, primeiro você precisa conhecer os modelos de fatura existentes.
O que é a Nota Fiscal Eletrônica
A NF-e é um documento gerado e armazenado eletronicamente que serve para comprovar e formalizar a venda de produtos e serviços, tanto no ambiente físico quanto digital.
A nota fiscal eletrônica registra as transações tributárias para facilitar a fiscalização das transações envolvendo a empresa, o comprador e o órgão público.
A NF-e tem validade jurídica, pois é garantida por assinatura digital da empresa emissora e por autorização da administração tributária do Estado responsável.
Portanto, é possível utilizar o documento eletrônico como recibo e recolher impostos.
Ao contrário do comprovante fiscal, que é emitido pelo ECF (Emissor do Cupom Fiscal) e contém as informações mais importantes da transação comercial, como dados da empresa, data e hora, a fatura contém todos os dados da transação.
Uma vez emitida a nota fiscal eletrônica, o documento deverá conter o CNPJ da empresa emissora, bem como o nome e endereço da entidade prestadora do serviço.
Além dessas informações, deve haver uma observação:
- A data e hora da operação;
- Valor total da transação;
- Descrição dos produtos ou serviços;
- Impostos e taxas sobre qualquer produto;
- Dados do cliente;
- Informações da operadora, detalhes da forma de pagamento.
Requisitos para a emissão da NF-e
Primeiramente, para emitir uma nota fiscal para a prestação de serviços é necessário registrar-se no departamento financeiro de sua cidade.
Cabe ao órgão subordinado à prefeitura o cadastramento do CNPJ como emissor da nota fiscal no município em questão.
Depois de cadastradas, as etapas seguem o mesmo modelo de negócio.
Começaremos, então, pelos requisitos necessários para a emissão da nota fiscal eletrônica. São eles:
- Certificado digital;
- Computador;
- Software emissor;
- Internet.
Certificado Digital
Para ser possível emitir uma NF-e, você precisará de um certificado (ou assinatura) digital.
A recomendação geral é pela certificação A1, já que apresenta diversos benefícios quando comparada a A3.
- A1: É utilizado para sistemas de gestão em nuvem, ou seja, é armazenado online diretamente no sistema, sem a necessidade de armazenamento em dispositivos externos e, atualmente, é o mais adequado pela sua segurança e facilidade.
- A3: É utilizado quando o usuário emite seus documentos por outros tipos de emissores, que geralmente exigem que o certificado esteja conectado no momento em que o usuário precisa emitir sua nota fiscal. Ou seja, eles são armazenados em um dispositivo externo, como pen drives ou HDs.
O processo de cadastro pode ser feito na associação dos contabilistas do seu município, nas Agências dos Correios e em franquias do Cartório Mais.
Também existe a possibilidade de fazê-lo de forma online, no site da CertiSign.
Caso não consiga realizá-lo, peça auxílio ao seu contador.
Computador
Computador, notebook, tablet ou smartphone, seja qual for, a emissão da nota fiscal eletrônica só será executável quando solicitada através de um destes dispositivos, desde que o sistema escolhido seja compatível com tais aparelhos.
O software que era oferecido pela Receita Federal (foi descontinuado em 2017) não era compatível com tablets e smartphones.
Além disso, era simples demais, costumava dar problemas e, pelo fato de ser gratuito, não disponibiliza nenhum tipo de suporte.
Atualmente, você pode optar por uma plataforma online (computação em nuvem) desenvolvida por um agente terceiro.
A Emitte oferece o mais barato emissor de notas fiscais para empreendedores MEI, pequenas e médias empresas do Simples Nacional.

Software
Como você acabou de ver, para emitir a NF-e é necessário ter um softwareespecífico como o Emitte.
Voltamos a esse ponto porque é interessante saber, por exemplo, que mais do que um programa emissor você, pequeno empresário, terá a seu dispor um sistema que:
- Permite automatizar determinadas funções;
- Garante a segurança dos dados;
- É fácil e rápido de usar;
- Pode ser acessado a partir de qualquer computador.
Outra vantagem é que as informações utilizadas ficam gravadas em sua “memória”, eliminando a necessidade de ter que preenchê-las novamente a cada vez que uma nova nota for emitida.
Internet
Ter acesso à internet também está entre o passo a passo de como emitir notas fiscais eletrônicas.
Em virtude da comunicação direta com a Receita Federal e a SEFAZ do seu Estado é preciso estar sempre conectado, pois é preciso a liberação automatizada desses órgãos para que o processo de emissão flua corretamente e sem contratempos.
Basicamente, esses são os requisitos necessários para emitir uma NF-e. Entretanto, antes de tudo isso, sua empresa deve estar cadastrada na SEFAZ do estado de sua localização.
O cadastramento pode variar de acordo com os diferentes Estados da união, porém é bastante simplificado em todos eles.
Aqui, não custa pedir a ajuda de um contador para saber o que está envolvido na legislação local.
Para começar, escolha a modalidade de credenciamento “Em homologação”. Desse modo, suas notas serão enviadas somente como um teste até que você esteja realmente apto para emiti-las.
Quando isso ocorre, mude a opção para “Em produção”. Feito isso, suas notas serão enviadas oficialmente.
Campos obrigatórios que devem ser preenchidos durante a emissão
É agora que veremos a parte prática de como emitir notas fiscais eletrônicas. Durante a emissão, há campos obrigatórios a preencher. São eles:
- Dados do emitente (CNPJ, Razão Social, Inscrição Municipal, Inscrição Estadual, Endereço, etc);
- Dados do destinatário (para quem você vendeu o produto ou serviço, sendo necessário informar o CPF ou CNPJ, o nome completo ou a Razão Social, o endereço e as Inscrições Estadual e Municipal quando houver);
- Produtos e/ou serviços vendidos;
- Identificação dos produtos e/ou serviços vendidos (nomes, o que são e tudo o que for preciso para descrevê-los propriamente, incluindo marca, modelos, série, cor, tamanho, etc);
- Tipo de unidade (UN, PÇ, M² entre outros);
- Quantidades vendidas (volume de vendas de um determinado item, conforme a sua unidade de medida);
- Valor unitário (o software é capaz de fazer isso automaticamente, desde que você preencha o valor total ou cadastrado o valor unitário. Ele faz isso por meio da razão obtida entre o valor total pela quantidade vendida);
- Valor total (procedimento exatamente igual ao anterior);
- Peso líquido total (peso somado de todos os produtos vendidos);
- Peso bruto total (peso somado de todos os produtos com o acréscimo das embalagens).
NCM
Usado em todos os países do Mercosul para a identificação de produtos dos mais variados gêneros, o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) também é obrigatório.
Entenda que, por intermédio do NCM, serão determinadas as alíquotas aplicáveis no que diz respeito à tributação dos produtos.
CEST
O Código de Especificador da Substituição Tributária, o qual recebe a sigla CEST, também precisa ser preenchido na NF-e.
Regulamentado pelo convênio ICMS 92/15, o código é composto por 7 dígitos. Sua presença é obrigatória em notas fiscais cujas mercadorias permitem a substituição tributária.
Para concluir este conteúdo sobre como emitir notas fiscais eletrônicas, fortalecemos a importância de escolher um bom programa emissor de NF-e.
Nesse sentido, busque pela procedência do fornecedor, observando quais são os recursos oferecidos pelo sistema, como é o suporte técnico, se há a opção para testes grátis, e que benefícios você terá ao optar pelo software em questão, por exemplo.
Como dito anteriormente, o Emitte disponibiliza o que há de melhor nesse segmento.
Além de garantir a segurança dos dados e possibilitar a automatização dos processos, você terá um emissor de NF-e com um custo-benefício incomparável.
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Fonte: Emitte
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Governo avisa sobre mensagem de abertura das inscrições para o CNU 2025
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um das grandes oportunidades do atual governo para assumir um cargo público.

Todo ano, milhares de concurseiros aguardam ansiosamente a abertura das inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mas nem tudo que aparece na internet é confiável. Mas, desta vez, o alerta vem direto do Ministério da Gestão: mensagens circulando sobre a abertura do CNU 2025 são falsas e fazem parte de um golpe para roubar dados pessoais dos candidatos.
Golpe usa site falso para enganar concurseiros
O CNU ganhou destaque no cenário dos concursos públicos, unificando diversas vagas federais e atraindo milhões de candidatos. Mas o sucesso também atraiu golpistas. Com o grande número de interessados, criminosos criaram páginas que imitam o site oficial do concurso para induzir os candidatos a preencherem formulários fraudulentos com dados pessoais. Mas o problema não para por aí!
Os golpistas aproveitam a ansiedade dos candidatos para espalhar links falsos por redes sociais e aplicativos de mensagens, fingindo que as inscrições já estão abertas. Mas, segundo o Ministério da Gestão, até o momento, nenhuma informação oficial foi divulgada sobre o cronograma do CNU 2025.
Como identificar se a inscrição no CNU é verdadeira ou golpe?
A primeira regra é simples: informações sobre concursos públicos devem ser consultadas exclusivamente em canais oficiais. Mas como saber se uma mensagem é confiável? Confira algumas dicas:
✔ Desconfie de links suspeitos – Antes de clicar em qualquer site que promete inscrição no CNU 2025, verifique se ele realmente pertence ao governo. O endereço oficial do governo federal sempre termina com “.gov.br”.
✔ Consulte as redes sociais oficiais – O Ministério da Gestão e outros órgãos federais usam perfis verificados para divulgar informações verdadeiras. Se a informação não está lá, provavelmente é golpe.
✔ Não compartilhe informações sem checar – Mensagens sobre inscrições abertas podem parecer legítimas, mas se não forem confirmadas em fontes oficiais, melhor não repassar.
✔ Fique de olho em erros – Sites falsos costumam ter erros de digitação, design duvidoso e pedidos estranhos, como solicitação de dados bancários. Mas se algum detalhe parecer suspeito, melhor não confiar.
✔ Dúvida? Acesse o portal do governo – O site oficial do CNU será divulgado diretamente pelo Ministério da Gestão. Para conferir qualquer novidade, acesse sempre o gov.br.
Golpes como esse são comuns, mas podem ser evitados
Essa não é a primeira vez que golpistas tentam enganar candidatos. Mas como o CNU tem sido um dos concursos mais esperados dos últimos anos, a criatividade dos criminosos aumentou. Em 2024, mais de 2,1 milhões de pessoas participaram da primeira edição do concurso, e o interesse para 2025 é ainda maior.
Mas não há motivo para pânico! Seguindo as orientações corretas e conferindo as informações nos canais certos, você não será enganado.
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- Seu CPF está na lista do INSS para receber R$ 750 mi por erro do ano 2000?
O que fazer se receber uma mensagem suspeita sobre o CNU?
Se você receber um link ou e-mail sobre a abertura das inscrições do CNU 2025, siga estes passos:
🔹 Não clique no link sem antes confirmar a informação em fontes oficiais.
🔹 Não informe seus dados em sites desconhecidos.
🔹 Denuncie o golpe para que outras pessoas não sejam enganadas. O ideal é reportar para a Polícia Federal, o Procon e o próprio Ministério da Gestão.
🔹 Oriente outros concurseiros – Compartilhe esse alerta com amigos e familiares para que mais pessoas fiquem atentas.
Atenção redobrada para evitar fraudes com o CNU
O CNU 2025 promete ser mais um grande marco nos concursos públicos, mas qualquer informação sobre suas inscrições precisa vir de fontes oficiais. Mas, enquanto o edital não sai, a melhor estratégia é manter-se informado pelos canais do governo e evitar cair em golpes.
Portanto, se alguém te disser que o CNU já abriu as inscrições, desconfie! Mas se você seguir essas dicas, estará protegido e pronto para se inscrever de forma segura quando as inscrições forem oficialmente anunciadas.
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Como saber se alguém está usando seu celular corporativo remotamente
Está com o celular da empresa ou desconfia que alguém está suando o aparelho corporativo a distância? Cuidado!

A tecnologia facilita a vida, mas também abre espaço para preocupações – principalmente quando o assunto é segurança digital. Mas se você acha que só hackers altamente treinados conseguem invadir um celular, é melhor repensar. O acesso remoto indevido a dispositivos corporativos pode acontecer de forma sorrateira, mas também pode deixar rastros.
Celulares de trabalho costumam conter informações sensíveis, mas muitas vezes não recebem o mesmo cuidado que notebooks ou computadores empresariais. Mas como saber se alguém está acessando seu smartphone sem permissão? Separamos alguns sinais que podem indicar invasões e algumas estratégias para reforçar a segurança do seu aparelho.
1. Impressões digitais que você não cadastrou no celular
Se o seu celular tem desbloqueio por biometria, você pode conferir rapidamente se há algo estranho. Mas como? Vá até as configurações de segurança e verifique as impressões digitais cadastradas. Se encontrar alguma que você não reconhece, pode ser um forte indício de que alguém tentou (ou conseguiu!) adicionar um acesso extra ao seu dispositivo.
Nesse caso, remova imediatamente as digitais suspeitas, troque sua senha e ative a autenticação em dois fatores sempre que possível.
2. Aplicativos recentes que você não usou
Seu celular pode estar te entregando pistas sem você perceber. Mas calma, não precisa ser especialista em tecnologia para investigar!
Dê uma olhada nos aplicativos abertos recentemente. Se houver algum que você não usou – especialmente apps de e-mail, gerenciadores de arquivos ou redes sociais –, isso pode ser um sinal de acesso indevido. Mas pode ser só um engano? Sim, mas se esse tipo de comportamento continuar acontecendo, vale ficar de olho.
Uma boa estratégia é ativar o histórico de atividades, disponível em muitos sistemas operacionais, para monitorar quais aplicativos foram usados e em que horários.
3. Ícones e widgets mudando de lugar no celular
Você abre a tela inicial e percebe que os ícones estão bagunçados, widgets desapareceram ou novos atalhos foram criados. Mas você não lembra de ter feito isso! Esse é um sinal clássico de que alguém pode ter acessado seu celular sem você saber.
Além disso, alterações em configurações de notificações, permissões de aplicativos ou até mudanças no papel de parede podem indicar que algo está errado.
4. Conversas estranhas e mudanças de comportamento
Já aconteceu de alguém te mencionar um assunto muito específico que só você deveria saber? Se alguém próximo começa a comentar sobre detalhes de e-mails, mensagens ou arquivos que estavam no seu celular, ligue o alerta. Mas não precisa sair acusando todo mundo sem provas!
Esse tipo de situação pode indicar que houve um acesso não autorizado às suas informações. Se isso acontecer, verifique os históricos de login de aplicativos e serviços conectados ao celular.
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5. Histórico de atividades no Google ou iCloud
Para usuários de Android, o Google mantém um registro de atividades que pode ser consultado em Minha Atividade no Gerenciador de Contas Google. Para quem usa iPhone, o iCloud também registra acessos e alterações importantes. Mas e se você encontrar algo suspeito?
Se houver logins de locais ou dispositivos que você não reconhece, é recomendável alterar a senha imediatamente e ativar notificações de segurança para novos acessos.
6. Ferramentas de segurança para capturar invasores de celular
Se você quer um nível extra de proteção, pode instalar aplicativos que detectam tentativas de acesso indevido. O Intruder Detect, por exemplo, tira fotos de quem tenta desbloquear seu celular sem sucesso. Mas, se seu celular for corporativo, consulte o setor de TI da empresa antes de instalar qualquer ferramenta extra.
Como evitar futuros acessos indevidos?
Agora que você já sabe como identificar invasões, é importante tomar algumas medidas preventivas:
✔ Troque suas senhas regularmente e evite usar combinações óbvias como “123456” ou sua data de nascimento.
✔ Ative a autenticação em dois fatores para que qualquer tentativa de login precise de um código extra.
✔ Revise os dispositivos conectados à sua conta Google ou Apple e remova os que não reconhecer.
✔ Evite usar redes Wi-Fi públicas sem proteção, pois elas podem facilitar ataques remotos.
✔ Sempre bloqueie o celular ao deixá-lo longe de você, principalmente em ambientes de trabalho compartilhados.
Pode parecer paranoia, mas proteger seu celular corporativo não é exagero, e sim uma necessidade. O uso indevido do seu aparelho pode comprometer informações sensíveis, causar vazamento de dados e até prejudicar sua reputação profissional.
Se notar qualquer sinal de atividade suspeita, não ignore. Mas antes de entrar em desespero, siga os passos acima para verificar o que está acontecendo. E se precisar, envolva o setor de TI da sua empresa para garantir que seu dispositivo esteja seguro. Afinal, prevenir sempre será melhor do que remediar.
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5 etapas para passar na entrevista de empreso neste ano
A entrevista de emprego é o maior desafio para sua contratação ultimamente? Aprenda o que fazer para conseguir a vaga.

Conseguir um emprego é um desafio, mas passar na entrevista pode ser ainda mais difícil. Mas não precisa entrar em pânico! A entrevista não é apenas um teste técnico, mas um momento de conexão entre você e a empresa. O recrutador quer saber se você se encaixa no time, mas também se a vaga faz sentido para você. E isso exige preparação, mas também autenticidade.
Muitas pessoas se preocupam apenas com o que falar, mas esquecem que a forma como falam também conta muito. Então, se você quer mandar bem e garantir aquela vaga dos sonhos, siga estas 5 etapas essenciais para impressionar os recrutadores!
1. Conheça bem a empresa e a vaga de emprego
Parece básico, mas muitos candidatos chegam à entrevista sem saber quase nada sobre a empresa. Mas o recrutador percebe isso rapidinho. Então, antes do grande dia, mergulhe na pesquisa!
- Acesse o site da empresa e entenda seus valores, missão e cultura.
- Veja as redes sociais para saber como a empresa se comunica e quais novidades estão em alta.
- Leia sobre a vaga e veja quais habilidades são mais exigidas.
Assim, quando perguntarem “Por que quer trabalhar aqui?”, você terá uma resposta certeira e alinhada com o que a empresa busca. Mas, mais do que impressionar, isso ajuda você a entender se realmente quer estar nesse ambiente de trabalho.
2. Treine suas respostas (de preferência, falando em voz alta!)
Na hora da entrevista, muita gente trava, mas isso acontece porque não treinaram antes. E improvisar pode ser arriscado! Então, pegue um espelho, ligue a câmera do celular e grave suas respostas para ver como está seu tom de voz, postura e clareza.
Aqui estão algumas perguntas clássicas que você pode treinar:
- Fale um pouco sobre você.
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Onde você se vê em cinco anos?
O segredo não é decorar um texto pronto, mas estruturar uma resposta coerente. Mas lembre-se: o recrutador quer autenticidade, então nada de parecer um robô recitando frases decoradas.
3. Use o método STAR para brilhar nas perguntas difíceis
O recrutador pode perguntar algo como “Me fale sobre um momento em que você teve que resolver um problema difícil no trabalho.” E se você não souber estruturar a resposta, pode acabar se enrolando.
Mas existe um truque para evitar isso: o método STAR!
- Situação: Explique o contexto.
- Tarefa: Qual era seu papel?
- Ação: O que você fez?
- Resultado: Qual foi o impacto positivo?
Exemplo: Se perguntarem como você lida com prazos apertados, ao invés de responder “eu sou muito organizado”, você pode dizer:
“Em um antigo projeto, tínhamos um prazo muito apertado. Eu reorganizei as tarefas, dividi responsabilidades com a equipe e conseguimos entregar no prazo, sem comprometer a qualidade. Isso aumentou a produtividade da equipe em 20%.”
Isso mostra que você não apenas sabe resolver problemas, mas tem resultados concretos para comprovar.
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4. A linguagem corporal fala mais do que você imagina no emprego
Você pode ter as melhores respostas do mundo, mas se sua postura estiver desalinhada, isso pode prejudicar sua entrevista. Mas calma, não precisa virar um ator profissional – pequenos ajustes já fazem toda a diferença!
- Mantenha contato visual para mostrar confiança (mas sem encarar demais, claro).
- Evite cruzar os braços, pois isso pode demonstrar resistência ou insegurança.
- Sorria e demonstre interesse, porque recrutadores valorizam energia positiva.
- No caso de entrevistas online, escolha um local silencioso e bem iluminado, com a câmera na altura dos olhos.
Pode parecer detalhe, mas essas pequenas atitudes fazem o recrutador se sentir mais confortável com você.
5. Faça perguntas ao recrutador (isso conta pontos!)
Muita gente acha que a entrevista termina quando o recrutador para de fazer perguntas, mas essa é a hora perfeita para mostrar interesse e engajamento!
Aqui estão algumas perguntas inteligentes que você pode fazer no final:
- Quais são as principais expectativas para essa função nos primeiros meses?
- Como a equipe trabalha no dia a dia?
- Quais são as possibilidades de crescimento dentro da empresa?
Isso demonstra que você não quer apenas um emprego, mas uma oportunidade de evolução.
A preparação na entrevista de emprego é sua maior aliada
A entrevista de emprego pode parecer intimidadora, mas com preparação e estratégia, tudo fica mais fácil. Não se trata apenas de responder perguntas, mas de mostrar quem você é e o que pode agregar à empresa.
Se você seguir essas cinco etapas – conhecer bem a empresa, treinar suas respostas, estruturar seus exemplos, cuidar da linguagem corporal e fazer boas perguntas – estará um passo à frente da concorrência.
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