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Passo a passo para abrir uma empresa de energia solar

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Se você está em busca de orientações sobre como abrir uma empresa de energia solar, chegou ao lugar certo.

Ao longo das próximas linhas, além de um passo a passo para registrar seu CNPJ, você vai conferir algumas dicas que podem ajudar muito na construção do seu plano de negócios.

Afinal, é possível abrir uma empresa de energia solar em diferentes nichos, ainda mais em um mercado que movimentou R$ 86,2 bilhões nos últimos 10 anos.

Continue lendo e saiba mais.

Vale a pena abrir empresa de energia solar?

Sim, vale a pena abrir uma empresa de energia solar, desde que você tenha um plano de negócios sólido, esteja ciente da “taxação do sol” prestes a entrar em vigor e conheça as especificidades do setor.

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Leia também: Restituição dos prazos do marco legal da geração própria de Energia Solar visa corrigir desvios e garantir aplicação da lei

Considerando os números mais recentes, o momento não poderia ser mais oportuno.

Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a consolidação dos números de 2022 deve apresentar o maior crescimento do mercado em uma década.

Somente de janeiro a junho, o aumento da capacidade instalada em gigawatts cresceu 30% em relação ao semestre do ano anterior, o que coloca a fonte solar entre as três maiores da matriz energética do país.

Em novembro, a expectativa era de geração de 350 mil vagas no setor até o final do ano, conforme esta reportagem.

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Portanto, se você pretende abrir uma empresa de energia solar e explorar as oportunidades desse mercado em franco crescimento, a hora é agora.

Como abrir empresa de energia solar em 5 passos

Para abrir uma empresa de energia solar, você pode dividir o processo em duas grandes fases: a fase do planejamento e a fase das burocracias.

Confira os aspectos mais relevantes:

1. Plano de negócios

Para abrir uma empresa de energia solar, o primeiro passo é criar um plano de negócios.

Leia também: Nova taxa de energia solar começará a ser cobrada em janeiro

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Mesmo que não seja um documento extenso e teórico, o plano deve descrever o modelo de negócio, modelo de receita, expectativas de retorno, margens de lucro esperadas, entre outros detalhes.

Vale ressaltar que, no contexto da energia solar, você pode:

  • Abrir uma empresa especializada em vender equipamentos solares
  • Abrir uma empresa de aluguel de equipamentos solares
  • Abrir uma empresa de prestação de serviços em instalação de painéis fotovoltaicos
  • Comprar uma franquia de energia solar, etc.

É possível empreender no setor de outras maneiras, como, por exemplo, uma plataforma de marketplace que une fornecedores e clientes de energia solar.

Ou oferecendo cursos e treinamentos a profissionais que queiram trabalhar nas instalações de microusinas.

Enfim, você precisa estudar o mercado, analisar os concorrentes e se posicionar de maneira a tirar o melhor proveito.

2. Plano financeiro

O plano financeiro faz parte do plano de negócio, mas merece um tópico à parte.

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Dependendo do tipo de empresa de energia solar que você pretende abrir, pode precisar de muito ou de pouco capital para estruturar o negócio.

Uma empresa de locação de equipamentos solares certamente precisará de um capital bem maior do que uma empresa especializada em apenas instalar placas fotovoltaicas.

Caso você e os eventuais sócios não tenham o capital necessário, precisará recorrer a fontes externas, como as linhas de financiamento.

Nesse aspecto, o custo do capital (pagamento de juros) precisa ser mensurado.

3. Escolha da natureza jurídica

Com o plano de negócios pronto e os recursos assegurados, as próximas etapas da abertura de uma empresa de energia solar são burocráticas.

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A escolha da natureza jurídica é uma delas (composição societária do negócio).

As mais comuns são Sociedade Limitada (dois ou mais sócios), Sociedade Limitada Unipessoal e Empresário Individual (único dono).

4. Escolha do porte e do regime tributário

Você precisará definir também o porte do negócio e o regime de tributação.

Caso seja uma Microempresa de energia solar ou uma Empresa de Pequeno Porte, poderá optar pelo Simples Nacional, o regime unificado com alíquotas diferenciadas. 

5. Registro passo a passo

Em seguida, é o momento de registrar efetivamente o CNPJ da empresa, processo que envolve as seguintes etapas:

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  • Consulta de Viabilidade do nome empresarial e do endereço da empresa na Redesim
  • DBE (Documento Básico de Entrada)
  • Registro
  • Inscrição Municipal/Estadual
  • Licenciamento.

Nos estados em que o Balcão Único já está em funcionamento, as etapas podem ser resumidas em uma única plataforma eletrônica.

Caso você queira abrir um MEI, deve começar pelo Portal do Empreendedor.

Qual o custo para abrir uma empresa de energia solar?

Os custos para abrir uma empresa de energia solar variam muito de região para região, considerando apenas o registro e o pós-registro. 

Leia também: CNAE energia solar: Conheça a escolha correta para abrir sua empresa

Conforme um levantamento feito pela Doing Business 2021, uma empresa LTDA, por exemplo, pode custar entre R$ 500 no Ceará e R$ 4,5 mil no Mato Grosso.

Abra seu CNPJ de energia solar grátis

Agora que você sabe o passo a passo para abrir uma empresa de energia solar, temos uma ótima notícia para você. 

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Na Contabilixabrir CNPJ é gratuito e 100% online.

Se é disso que você precisa, clique aqui e comece agora mesmo a tirar o seu projeto do papel.

Qualquer dúvida, chame no WhatsApp agora mesmo!

Por Jean Bitar, Fundador e CEO da Contabilix, empresário no mercado de Tecnologia desde muito cedo, formado em Ciência da Computação e Ciências Contábeis, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil

Original de Contabilix

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

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Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

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Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

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Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

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Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

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  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

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