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Os benefícios do inventário rotativo para o seu negócio

No intuito de preservar o patrimônio que a empresa já conquistou, um contador, nos dias de hoje, precisa aprender maneiras de trazer mais eficiência à rotina de trabalho dele.
Uma delas é o conhecimento em relação a como funciona o inventário rotativo.
Afinal, uma corporação tem o objetivo de melhorar as entregas e desenvolver melhores soluções de logística, uma vez que a agilidade nos serviços é fator determinante para a fidelização de clientes.
No entanto, tudo depende de devida atenção que deve ser dada à gestão de estoque.
Nos tópicos abaixo você aprenderá a definição, as vantagens e outras informações que agregaram muito valor no seu dia a dia dentro deste setor.
Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!
O que é inventário rotativo
Falando de maneira facilitada, o inventário rotativo é um processo de recontagem de forma contínua que ocorre de forma periódica definida pela empresa.
Esse método é bastante parecido com o inventário tradicional, mas possui algumas particularidades:
- Dependendo do tamanho do estoque da empresa, ele segue um padrão contínuo que pode ir desde o diário até o mensal, com tanto que tenha um intervalo específico.
- Ele também visa a contagem de produtos de modo geral, tanto o estoque quanto os produtos que estão acessíveis para os clientes.
- Devido a ter essa característica pré-definida, é necessária bastante agilidade em relação ao inventário tradicional.
- Por conta de sua precisão, se torna muito mais seguro e a probabilidade de erros é muito menor.
Um dos grandes erros dos donos de empresas, e até de profissionais de cargos de gerência, é tomar atitudes baseadas em suposições.
Por mais longa que seja a experiência de alguém em determinado segmento, é necessário contar com dados reais para analisá-los de forma correta para fazer um planejamento financeiro correto.
Nesse sentido, o inventário rotativo é a solução para realizar uma contagem periódica dos materiais que estão no estoque, não tendo a necessidade de fazer balanço.
Esse tipo de ação pode ser feita de maneira categórica e seguirá um modelo de organização que melhora e facilita o controle interno.
Entenda melhor no tópico a seguir!
A maneira correta de realizar a contagem periódica
É bom lembrar que cada prestadora de serviços tem suas peculiaridades e segue um modelo de negócio específico.
Portanto, antes de contar com o auxílio do inventário rotativo é interessante que o profissional realize uma segmentação dentro do estoque.
Nesse cenário, cada produto apresenta uma rotatividade única.
Por isso, é importante estabelecer um tempo correto por meio de uma categorização de mercadorias.
Assim, diário, semanal, quinzenal, mensal, o período estabelecido e o dia conveniente da semana que tal atividade acontecerá devem ser escolhidos de maneira estratégica.
Por onde iniciar?
Para colocá-lo em prática, é necessário considerar algumas normas e procedimentos para sua execução.
Primeiramente, são realizadas as comunicações internas, assim, todos serão informados sobre o início do trabalho, qual a importância dele para a organização da empresa.
Em seguida é apresentado o cronograma para a execução das ações, sendo suscetíveis a ajustes, para só assim começar o inventário.
Lembre-se, é importante determinar que durante a contagem, nenhuma movimentação deverá ser realizada até o fim do processo.
As vantagens do uso do inventário rotativo
Um dos principais intuitos do inventário rotativo é incentivar a empresa a buscar a otimização dos seus resultados corporativos, assim tornando todo o processo de armazenamento mais eficiente.
Por meio dele, sua companhia terá uma visão mais clara da rotação de produtos e dos aspectos que a impedem de evoluir.
Você vai poder identificar e solucionar possíveis problemas em seu estoque, além de aumentar seu controle e precisão.
Veja abaixo outras vantagens desta atividade:
- Reduz as possíveis ações de má fé de sua empresa.
- Controle completo de estoque dos produtos, ajudando a obter uma margem de lucro mais realista.
- Como os dados ficam mais fáceis de se entender, acaba que une as equipes de repositores, fiscais e demais áreas como compras e financeiro da empresa, assim tornando o trabalho muito mais exato.
Com base nessas informações, você já pode reparar o quão fundamental é o inventário rotativo para a sua empresa.
E caso você nunca tenha feito este tipo de inventário, você pode olhar como aplicá-lo:
Monitoramento do estoque
É muito importante manter a organização correta dentro do seu estoque. Com o inventário rotativo você terá a oportunidade de identificar possíveis perdas de mercadorias, rupturas e até mesmo roubos.
Além disso, outros setores da sua empresa dependem das informações dele para a realização de compras, vendas e também no investimento.
Identificação de gargalos
Você terá a oportunidade de identificar em que parte do processo de gestão estão os gargalos, e assim corrigir o que impede a sua empresa de oferecer melhores resultados.
Será que as notas fiscais são emitidas de maneira errada? Os pedidos de compras são registrados corretamente? Por meio dele, o responsável treinado para realizar essa atividade identifica esses possíveis cenários na intenção de solucionar tais problemas.
Equipe qualificada
Uma equipe que tem treinamento regular, fazendo com que todos seus processos se tornem parte da cultura de excelência, fará com o que o inventário rotativo se concretize com sucesso.
Ou seja,para que sua equipe esteja à altura de seu planejamento, você precisa tomar as medidas exatas para que torne essas ações validadas.

Invista em tecnologia
É necessário que você conheça bem a estrutura logística de sua empresa, para entender cada detalhe do estoque.
Obtenha sucesso ao otimizar seus processos e para isso o uso da tecnologia é essencial para o sucesso da sua empresa.
A tecnologia exerce o papel de seu maior aliado nos processos de sua empresa. Desde o uso de códigos de barras a outros mecanismos que lhe auxiliem e tragam mais agilidade.
Além de que, traz segurança para sua empresa, sendo uma arma bastante importante para que siga o caminho que você planejou.
Redução de perdas
Conforme dito, o inventário rotativo previne sua empresa de certas perdas, roubos e também irregularidades.
Com isso, é possível que sua corporação tenha dados consistentes no intuito de convencer os acionistas a investir em câmeras de segurança ou em outra ajuda que a tecnologia oferece.
Melhoria do controle de prazos
Desatenção aos prazos de validade são uma das grandes dificuldades de empresas de diferentes tamanhos.
Com o inventário rotativo esse problema será minimizado junto do índice de desperdícios adquiridos pela falha humana.
Erros que devem ser evitados ao realizar o inventário rotativo
É importante que você conheça os erros que possam te levar a ter problemas e não obter bons resultados em sua empresa.
Por mais que seja uma técnica fácil e muito produtiva, algumas situações podem acarretar fracasso deste processo.
Abaixo, falaremos dos principais riscos que sua empresa pode correr ao realizar esse processo de forma inadequada:
Equipe sem treinamento
Para tudo sair conforme o esperado, é essencial que os profissionais responsáveis pelo procedimento recebam treinamento e que conheçam todas as etapas que envolvem sua empresa e seu planejamento.
Caso você não se atente a essas questões, você pode inviabilizar totalmente seus resultados, já que os riscos são enormes.
Falha na hora do planejamento
Adotar estratégias é a melhor forma de prevenir erros, pois prevenir uma falha é sempre mais fácil.
Caso você não adote um planejamento que previna esses erros, com certeza haverá perda de tempo, de dinheiro e nenhum problema será solucionado.
O ideal é coletar informações para evitar erros futuros, pois com isso, seu estoque ficará controlado e organizado, assim garantindo a facilidade de lançamentos futuros.
Passo a passo para realizar o inventário
Aqui listamos alguns passos simples que listamos para você implementar o inventário rotativo:
- É necessário ter uma equipe qualificada para a execução do serviço, pois as pessoas são essenciais no processo de contagem e recontagem.
- Sua equipe também deve ser altamente confiável, para que não tenha furos. Caso você não tenha essa equipe, o ideal é analisar perfis e aplicar treinamentos em sua equipe, qualificando-a, assim tornando o time bastante eficaz.
- É necessário estabelecer uma periodicidade de seu inventário, se vai ser diário, semanal, quinzenal, mensal e por aí vai.
- No percurso vai haver muitos erros e falhas, então é necessário anotar, corrigir e tomar medidas em conjunto com o inventário.
- Para tornar a contagem mais eficiente, o ideal é investir em um sistema de automação, pois com ele é possível realizar a contagem por produtos específicos.
Notou o quanto o inventário rotativo auxiliará na melhoria do seu negócio?
Com a ajuda da tecnologia, sua empresa poderá melhorar o desempenho das atividades e trazer melhores resultados que ajudam no controle do setor da contabilidade.
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Fonte: Emitte

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?
Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.
A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento.
Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno.
Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.
Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.
Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.
No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.
Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!
O que é a hora extra?
A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.
Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.
Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.
A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.
Leia também:
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- Como se adequar ao novo Consignado privado? Guia para empresas
Limite de horas extras por dia
O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.
Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.
Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?
É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.
Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.
A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.
Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.
Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.
Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.
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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025
Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.
Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.
Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.
O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025
Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:
- Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
- 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
- Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
- 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.
Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:
- Título de eleitor;
- Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
- Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).
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Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?
- Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
- Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
- Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
- Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
- Obteve ganho de capital na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
- Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
- Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
- Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
- É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
- Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
- Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
- Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.
O que acontece se não declarar Imposto de renda?
Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.
Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.
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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios
Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.
Planejamento e Organização
A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
Quem Deve Declarar?
Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:
- Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
- Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
- Ganho de capital na venda de bens;
- Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
- Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
- Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
- Mudança de residência para o Brasil.
Vantagens da Declaração Pré-Preenchida
A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção
Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:
- Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
- Omissão de rendimentos (27,8%).
Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
Prazo e Prioridade na Restituição
A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.
Evite Multas e Problemas Fiscais
Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
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