Trabalhador Informal x MEI: quem sofre menos com a alta Carga Tributária e a Fiscalização da Receita Federal?
Você já parou para pensar na importância da marca para um negócio? Hoje, são diversos fatores que proporcionam o crescimento de uma empresa, independentemente de sua área de atuação, como qualidade dos produtos oferecidos, atendimento adequado e preços. Porém, não se pode negar que a imagem de sua marca também é fundamental para conquistar a clientela e garantir bons resultados.
Dessa diretriz, se percebe que é fundamental estabelecer a marca, sendo essa o DNA de uma rede de farmácias, criando uma conexão com o cliente e uma relação de confiança e fidelização.
A marca vai muito além de uma imagem; é necessário que se demonstre a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o empreendimento. Com isso, há a representação do conjunto de valores pensados pela gestão do negócio para dar identidade ao serviço prestado.
Resultados imediatos
Mas qual o impacto imediato dessa mudança nos resultados de um negócio? Usando como exemplo o mercado farmacêutico, a resposta é dada pelo presidente da Coperfarma, Carlos Maran. A rede alterou, recentemente, sua marca, mudando consideravelmente o logo, e os resultados já são mostrados em números, com melhorias no faturamento que, segundo ele, se deve a uma mudança de atitude das lojas, que não só atualizaram o layout como também repensaram até mesmo a estratégia de preços.
“Sempre tivemos grande dificuldade para que as farmácias mantivessem um padrão de organização, até mesmo relacionado à manutenção de suas fachadas, mas a criação de uma nova marca e um logo novo e moderno proporcionou que nossas lojas saíssem da zona de conforto” conta Maran.
O presidente da Coperfarma complementa: “Esse processo se pontuou como uma verdadeira faxina, que altera toda a estrutura em uma mudança de dentro para fora. É notável que se teve uma preocupação maior com treinamentos e, principalmente, transformação nos valores”.
Em relação ao público, a mudança da marca para uma que se adéque às suas expectativas representa um crescente sentimento de “fazer parte”, pois as pessoas sentem orgulho em perceber que a rede se preocupa com seus anseios e ficam felizes em estar em um local renovado.
Como mudar?
Mesmo com todos esse benefícios, mudar uma marca não é um processo simples como muitas empresas pensam e fazem. O caminho parte de um planejamento prévio, realizando pesquisa com o público que pretende atingir, parceiros e funcionários. Tudo isso ajuda o empresário a reconhecer qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera.
Para Ângelo Vieira, diretor operacional da Farmarcas, administradora de redes farmacêuticas, o cuidado deve ser minucioso. “Quando vamos realizar alguma alteração em uma de nossas marcas, nos preparamos para uma verdadeira operação de guerra, pois temos que estar atentos para que nenhuma falha ocorra nesse processo”, detalha.
A Farmarcas foi responsável pela alteração e criação de todas as marcas participantes das redes, para tanto, uma equipe foi destacada apenas para o acompanhamento dessa área. “A criação da marca é só o primeiro passo desse trabalho, temos profissionais que ficam constantemente conectados com as redes para observar se o uso da marca está se dando de maneira correta. Quando aparecem inconsistências, ações corretivas são tomadas imediatamente”, explica Ângelo.
Em relação à marca, qualquer descuido ou brecha pode ser catastrófico e a recuperação em relação a esta questão se torna muito difícil. “Sempre agimos de forma preventiva, demonstrando o valor da marca e como ela bem trabalhada resultará em lucros para os associados”, finaliza.
Veja algumas dicas na hora de construir uma marca:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O vínculo empregatício existe quando há a relação de natureza não eventual do trabalho.
O INSS adiou para o final de 2024 a análise de 140 mil pedidos de…
Fernando Haddad, se encontrou com presidente Lula para fechar texto da proposta de isenção do…
O dia 30 de junho marcará o prazo final para a entrega da Escrituração Contábil Digital…
A Receita Federal destaca que até o dia 1º de abril novos dados serão incorporados
O ICMS Simples Nacional é um tema importante para empresas optantes pelo regime tributário simplificado. …
Uma empresa desentupidora eficiente pode atender chamados em até 20 minutos. Isso mostra o grande…
Quer internacionalizar sua empresa? Saiba como regularizar seus negócios e atrair clientes internacionais com nossa…
O mercado odontológico brasileiro testemunhou um fenômeno notável com o clareador dental Whiteness Perfect 22%…
A publicação visa facilitar a consulta em separado de cada um deles
O texto detalha como evitar a malha fina na declaração do Imposto de Renda 2025,…
Confira as regras para esta categoria em 2025
This website uses cookies.