O Que Elon Musk Planeja Fazer Com O Twitter

Na segunda-feira, Musk fez um comunicado com uma pequena lista de objetivos para a plataforma, muitos dos quais ele recentemente divulgou para seus 83 milhões de seguidores no Twitter.

 “A liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento, e o Twitter é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”, tuitou. “Também quero tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando os bots de spam e autenticando todos os humanos.”

Mas os objetivos de Musk são realmente viáveis? Ele pode realmente transformar o Twitter em um fórum menos moderado, onde a liberdade de expressão floresce – e, ao mesmo tempo, torná-lo um serviço que gera mais receita de assinantes do que de anunciantes? Claro, ele é o cidadão privado mais rico do mundo, mas precisará do Twitter para gerar renda, mesmo que apenas para pagar os bancos que lhe emprestaram US$ 25 bilhões para a compra. Aqui está uma olhada nas mudanças propostas por Musk, onde o Twitter está atualmente e que história – e especialistas – nos dizem se elas podem ser implementadas com sucesso.

‘Absolutista da liberdade de expressão’Musk se autodenominou “absolutista da liberdade de expressão” em um tweet de março. Em janeiro passado, três dias depois que o presidente Trump recebeu uma suspensão permanente do Twitter por seu “risco de incitação à violência” após a insurreição de 6 de janeiro, Musk twittou : “Muitas pessoas ficarão super descontentes com a alta tecnologia da Costa Oeste, pois o árbitro de fato da liberdade de expressão”.

A retórica linha-dura de Musk sobre a liberdade de expressão vai de encontro à evolução recente do Twitter nessa área. Em 2018, o site foi criticado depois que um estudo do MIT mostrou que a desinformação se espalhou mais rapidamente no Twitter do que notícias reais. Desde então, a empresa intensificou seus esforços para combater o discurso de ódio e aumentar a segurança do usuário, incluindo a capacidade de seus usuários sinalizarem informações falsas . A controversa conta do Twitter Libs of Tik Tok foi suspensa duas vezes por “conduta odiosa” – e na semana passada, a empresa anunciou que proibiria anúncios que desafiassem pesquisas amplamente aceitas sobre mudanças climáticas.Mas desinformação, propaganda e visões extremistas ainda são onipresentes no site, especialmente em torno da invasão da Ucrânia pela Rússia. Embora Musk tenha dito que o discurso de ódio seria banido, ele ainda precisa analisar as áreas cinzentas, e parece possível que políticas mais brandas para moderação de conteúdo possam levar a mais comportamentos tóxicos que o Twitter vem tentando reprimir há anos. .E menos barreiras em torno do discurso podem ser ruins para os resultados do Twitter: os anunciantes podem ser menos propensos a pagar dinheiro por postagens que podem ficar próximas ao racismo, intolerância ou sexismo.

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Em um Tweet agora excluído, Musk defendeu a remoção de todos os anúncios do Twitter, escrevendo: “O poder das corporações de ditar políticas é muito maior se o Twitter depender do dinheiro da publicidade para sobreviver”.O Twitter depende quase totalmente de anúncios para se manter financeiramente. No quarto trimestre de 2021, a empresa registrou receita de publicidade de US$ 1,41 bilhão de US$ 1,57 bilhão em receita total durante esse trimestre. Em novembro, a empresa lançou seu primeiro pacote de assinatura para consumidores, o Twitter Blue, que custa US$ 3 por mês para acesso a “recursos premium”. Mas o presidente-executivo, Parag Agrawal, disse em fevereiro que a Blue “não é crítica” para cumprir suas projeções de receita, segundo o Wall Street Journal .Musk expressou apoio a um modelo de assinatura, mas quer que seja mais barato do que atualmente. Em uma conferência TED este mês, ele disse que seu interesse no Twitter “não é uma maneira de ganhar dinheiro”. Mas ele precisará que a plataforma continue gerando receita, porque pagou mais da metade em financiamento do Morgan Stanley e de outras instituições. Para pagar sua dívida, ele provavelmente precisará não apenas preservar a receita publicitária do Twitter, mas aumentá-la.

Bots de spam e autenticação humanaMusk chamou os bots de spam de “o problema mais irritante ” no Twitter. Os bots, que frequentemente promovem golpes baseados em criptomoedas hoje em dia, inundam os feeds dos usuários na tentativa de atrair vítimas desavisadas.O Twitter já tem um processo rigoroso para eliminar contas falsas: a empresa usa software durante o processo de registro para detectar padrões de automação. Mas os criadores de bots estão ficando mais escorregadios e sofisticados, permitindo que muitos passem pelos censores do Twitter sem serem detectados. Enquanto isso, é muito mais difícil detectar falsificações manuais, nas quais pessoas reais criam contas falsas para espalhar desinformação ou fraudar pessoas. Um jovem de 21 anos, por exemplo, repetidamente se fez passar por membros da família Trump no Twitter por um ano, até enganando o presidente .

No momento, Musk parece acreditar que a melhor solução para o problema dos bots é autenticar “todos os humanos reais” ou ter contas abertamente vinculadas a outros identificadores pessoais, seja um número de telefone, um endereço de e-mail ou uma foto. Mas essa ideia despertou a ira de muitos usuários do Twitter que gostam do aplicativo justamente por seu pseudônimo. “Prefiro ter bots de spam do que ter que “autenticar” minha identidade humana. Cheguei até aqui sem nunca associar meu nome de governo às minhas atividades extracurriculares”, escreveu um usuário em resposta a Musk.

“Como podemos garantir que as pessoas de regiões de risco que precisam estar sob pseudônimos desfrutem da liberdade de expressar a verdade enquanto autenticam que são humanos reais sem estragar seu disfarce?”, escreveu a engenheira Jane Manchun Wong. Outros temiam que uma lista detalhada de usuários, mesmo que mantida internamente pelo Twitter, fosse vulnerável a apreensões ou hacks de governos ou atores mal-intencionados.Michael Saylor, CEO da empresa de inteligência de negócios MicroStrategy, respondeu a Musk com sua própria sugestão na semana passada: que os usuários deveriam ser obrigados a fazer “um depósito de segurança único” que eles perderiam se fossem denunciados e encontrados agindo com malícia. . Essa solução, no entanto, pode levar ao bullying coletivo, no qual um grupo com uma vingança pode denunciar em massa um indivíduo real para que ele seja desverificado e despojado de seu depósito.

Algoritmos de código abertoO que as pessoas veem nas mídias sociais geralmente é o trabalho de algoritmos complicados, cujos componentes geralmente são segredos bem guardados da Big Tech. Musk quer que o Twitter torne seus algoritmos de código aberto – ou seja, compartilhe publicamente a tomada de decisão por trás dos tweets que são mostrados aos usuários. Se os tweets de alguém são “enfatizados ou não enfatizados, essa ação deve permanecer aparente”, argumentou ele na conferência TED . Muitos concordam com ele em geral, especialmente após os jornais do Facebook de 2021, que mostraram como algoritmos distorcidos podem ter consequências desastrosas.Mas vários especialistas argumentam que o processo de tornar essas informações públicas é muito mais complicado do que Musk está afirmando. “O algoritmo é apenas a ponta do iceberg… O resto do iceberg são todos esses dados que o Twitter tem”, disse Robin Burke, professor de ciência da informação da Universidade do Colorado em Boulder, ao Washington Post este mês . Mesmo que o extenso código de computador fosse divulgado ao público, argumenta Burke, grande parte dele seria completamente ilegível para a maioria dos espectadores – e seria especialmente inútil sem os dados inseridos, que contêm muitas informações privadas e pessoais.

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Um botão de ediçãoQuando Musk questionou seus seguidores em 4 de abril sobre se eles queriam que o Twitter implementasse um botão Editar, eles responderam retumbantemente: 73% dos 4,4 milhões de votos foram “sim”. As chamadas para um botão Editar são onipresentes há muito tempo no Twitter, enquanto o Reddit e o Facebook têm recursos de edição que funcionam muito bem para seus usuários.

Mas enquanto um botão de edição permitiria aos usuários corrigir erros de digitação, também abriria a porta para maus atores alterarem o registro da conversa pública. Os trolls poderiam publicar uma declaração amplamente aceita para acumular curtidas e retuítes, apenas para alterá-la para algo hediondo após o fato. Os hackers podem invadir as contas de governos ou corporações e alterar informações. Ben Sangster, ex-engenheiro de software do Twitter, escreveu que , embora fizesse parte de um esforço interno para criar um botão Editar em 2015, sua equipe “concluiu que o potencial de abuso era muito alto para seguir em frente”.

Há também um problema técnico menor: o Twitter permite que aplicativos e desenvolvedores de terceiros, incluindo os amplamente usados ​​como o TweetDeck, baixem tweets em tempo real. Depois que um tweet é baixado por uma plataforma como o TweetDeck, não há como o Twitter recuperá-lo ou editá-lo , escreveu Lewis Mitchell , professor de ciência de dados da Universidade de Adelaide, em um artigo recente.O próprio Twitter anunciou que está trabalhando em um botão Editar, mas permaneceu de boca fechada sobre quaisquer detalhes. Um usuário que respondeu à pesquisa de Musk sugeriu que o botão Editar deveria estar disponível apenas por alguns minutos depois que alguém publicasse, e que o Tweet original permanecesse disponível ao público. Musk chamou a proposta de “razoável”.

Embora Musk enfrente muitos desafios, ele já superou obstáculos assustadores antes, seja na SpaceX ou na Tesla. E ele reconheceu no Twitter que está pronto para ouvir seus críticos, não importa o quão alto eles possam ser: “Espero que até meus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso que significa liberdade de expressão”.

Matéria de Matheus Leao, com informações de vários veículos de comunicação

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Ricardo de Freitas

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