Negócios: Dicas para conquistar clientes e ter mais visibilidade

Investir na experiência do cliente tem sido cada vez mais a escolha das empresas para aumentar a visibilidade no mercado e até mesmo criar uma espécie de atitude influenciadora. Atualmente no Brasil, o NuBank, a companhia aérea Azul e até mesmo o Hospital Albert Einstein oferecem vivências que mexem com o emocional do seus consumidores.

O pesquisador e especialista em atendimento Alexandre Slivnik explica que a maioria das decisões de compra é engatilhada pelo lado mais lúdico. Por essa razão, é preciso trabalhar esses sentidos, para que os clientes fiquem engajados e comprem cada vez mais. “A Disney, por exemplo, é referência nessa área. Hoje em dia é necessário inserir mais experiências sensoriais para atingir a emoção, é dessa maneira que grandes empresas vêm agregando valor aos produtos atingindo grande taxa de fidelização”, relata.

Essas vivências que Alexandre cita são comuns em muitos lugares e tratam da exploração de sentidos, portanto quando o cheiro do ambiente é agradável, se o local é bonito e organizado, o som é agradável e fala diretamente com o público-alvo, essa empresa está ativando gatilhos sensoriais. Algumas pessoas são mais visuais, outras mais sensíveis ao som, por isso é preciso entender quais são os produtos e serviços que estão sendo oferecidos e, principalmente, o comportamento da clientela que precisa ser impactada. “É preciso dar elementos de motivação que os faça sentir emoção”, aponta o especialista.

O banco digital Nubank também é uma grande referência em marketing de experiência no Brasil. Com um custo muito baixo, a empresa consegue encantar clientes por conta de pequenos gestos que impactam durante atendimento e até mesmo depois. Nessa situação a divulgação e propaganda são praticamente orgânicas, porque os seus próprios correntistas postam em redes sociais e geram visibilidade positiva e gratuita. Além de ser mais natural, também tem um resultado melhor do que as campanhas com grandes investimentos financeiros.

Para Slivnik, um dos pontos mais importantes para ofertar excelentes experiências é treinar uma boa equipe. “Na minha percepção, especialmente ao falar de gestão, é importante ter um time preparado, pois o encantamento do cliente externo nada mais é do que a consequência do encantamento do cliente interno, que são justamente os colaboradores da empresa”, explica.

Advertisement
publicidade

Para finalizar, o especialista recomendou adotar o NPS (Net Promoter Score), uma pesquisa de satisfação simples, com uma única pergunta, que permite que os clientes exponham como se sentiram com o serviço e atendimento oferecidos pela empresa. “Ouvir o cliente é primordial para entender o que ele quer e oferecer experiências inesquecíveis”, complementa Slivnik.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento.

Wanessa

Notícias recentes

Vínculo empregatício: entenda suas particularidades e cuidados a tomar

O vínculo empregatício existe quando há a relação de natureza não eventual do trabalho.

17 de março de 2025

Atenção: Atraso na Revisão do Artigo 29 do INSS

O INSS adiou para o final de 2024 a análise de 140 mil pedidos de…

17 de março de 2025

Isenção de R$ 5 mil no IR? Proposta pode virar realidade!

Fernando Haddad, se encontrou com presidente Lula para fechar texto da proposta de isenção do…

17 de março de 2025

Escrituração Contábil Digital: terceirização e uso de tecnologia otimizam processos e contribuem para a eficiência de empresas

O dia 30 de junho marcará o prazo final para a entrega da Escrituração Contábil Digital…

17 de março de 2025

Pré-Preenchida do IR 2025: contribuintes têm acesso a dados parciais

A Receita Federal destaca que até o dia 1º de abril novos dados serão incorporados

17 de março de 2025

Pequenas empresas e ICMS: tudo o que você precisa saber no Simples Nacional!

O ICMS Simples Nacional é um tema importante para empresas optantes pelo regime tributário simplificado. …

17 de março de 2025

Dicas para formalizar sua empresa desentupidora sem dor de cabeça

Uma empresa desentupidora eficiente pode atender chamados em até 20 minutos. Isso mostra o grande…

17 de março de 2025

Vai vender para o exterior? Saiba como regularizar a empresa e atrair clientes lá fora

Quer internacionalizar sua empresa? Saiba como regularizar seus negócios e atrair clientes internacionais com nossa…

17 de março de 2025

Whiteness Perfect FGM: Sucesso Nacional com 300 milhões em Faturamento

O mercado odontológico brasileiro testemunhou um fenômeno notável com o clareador dental Whiteness Perfect 22%…

17 de março de 2025

Manual e-financeira: publicados leiautes e orientações ao desenvolvedor

A publicação visa facilitar a consulta em separado de cada um deles

17 de março de 2025

Declaração do Imposto de Renda 2025: Como Evitar a Malha Fina e Garantir a Restituição

O texto detalha como evitar a malha fina na declaração do Imposto de Renda 2025,…

17 de março de 2025

Como ficaram as regras do Imposto de Renda 2025 para os autônomos?

Confira as regras para esta categoria em 2025

17 de março de 2025

This website uses cookies.