Mudanças que a pandemia trouxe para o empreendedorismo feminino

O Brasil soma mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras até o momento, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor.

Esse total corresponde a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), e cresceu 40% só em 2020, conforme dados da Rede Mulher Empreendedora. 

“Sem dúvida, esses dados são positivos a partir de um ponto de vista mais geral, afinal apontam para um crucial avanço da mulher como protagonista de suas histórias e de seus próprios negócios. Porém, é muito importante olhar mais atentamente ao que está por trás disso, justamente para construirmos um futuro melhor para a força feminina empreendedora no Brasil”, pontua Alessandra Andrade, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e idealizadora e gestora do FAAP Business HUB. 

O aumento expressivo do número de empreendedoras desde o início da pandemia se deu, principalmente, por necessidade.

Recebendo salários menores ou mesmo perdendo seus postos por conta da crise, muitas mulheres acharam no empreendedorismo a possibilidade de obter renda e garantir o sustento da casa e da família. 

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Transformação e potencialização

“Vale ressaltar que as empreendedoras, em sua maioria, são mulheres comuns, que lutam e batalham todos os dias pelo nosso Brasil”, pontua Alessandra.

“Elas também lutam pelos seus sonhos e pela possibilidade de transformá-los em potentes realidades, mesmo tendo que lidar com inúmeras dificuldades.”

Diante das profundas, inesperadas e rápidas mudanças que a pandemia trouxe, quais lições podem ser tiradas para a construção, concretização e sucesso de mais negócios liderados por mulheres? 

1) Adaptação

Segundo pesquisa do Sebrae realizada em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) em agosto de 2020, em análise de pequenos negócios fundados por homens e mulheres, as empreendedoras demonstraram capacidade de se adaptar mais rapidamente diante das medidas de isolamento social: passaram a utilizar mais as vendas online e ofertaram mais produtos e serviços que os empreendedores. 

2) Inovação

De acordo com o mesmo estudo, as empreendedoras demonstraram mais agilidade na adoção de estratégias de inovação nos negócios durante a pandemia.

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11% das empreendedoras entrevistadas afirmaram ter inovado em seus negócios durante a crise, enquanto 7% dos homens declararam ter feito alguma mudança voltada à inovação. 

3) Conectividade

O estudo também levantou outro diferencial entre os negócios analisados: 71% das mulheres usaram e ainda usam redes sociais, aplicativos e a internet para comercializar seus produtos e serviços, enquanto 63% dos homens usaram e usam essas ferramentas. 

4) Resiliência

As mulheres empreendedoras são mais resilientes e têm visão mais humanizada do negócio.

Essa é uma constatação do estudo “Empreendedoras e seus negócios 2020: recorte dos impactos da pandemia”, da Rede Mulher Empreendedora.  

5) Criatividade

O estudo da RME também apontou que, durante a pandemia, elas optaram pela mudança de estratégias ao invés de cortar custos. Dessa forma, os empreendimentos se mantiveram abertos, inclusive com planos de crescimento. 

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“Quando um empreendimento feminino, seja qual for seu tamanho, resiste às crises e se mantém em pé, com boas perspectivas para o futuro, isso é algo a ser profundamente celebrado e valorizado pela sociedade”, finaliza Alessandra. 

Sobre Alessandra Andrade

Vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), onde também preside o Conselho de Inovação – CONIN, e o recém-criado HUB de Inovação Pateo76. Na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP é Gestora do Business HUB e coordena a área de empreendedorismo e inovação da instituição. É mentora, professora, palestrante e apresentadora da websérie S.O.S. Empreendedores, no YouTube da ACSP. Com extensa e forte atuação no associative, participou, fundou e dirigiu diversos movimentos de empreendedores pelo Brasil, alcançando a Vice-Presidência da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – CONAJE. É graduada em administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Mackenzie, MBA em Gestão de Mercado de Luxo pela FAAP, Pós-MBA em Formação Avançada para Conselhos de Administração (ABPW) pela Saint Paul Escola de Negócios, e possui diversas especializações, entre elas: Educação Empreendedora pela Babson School, Liderança e Governança Corporativa pela London School of Economics e Estratégia de Inovação Disruptiva pela Harvard.

Gabriel Dau

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