Microambiente e Macroambiente: Entenda a diferença

Se você tem uma empresa ou estuda Marketing certamente já ouviu falar em Microambiente e Macroambiente empresarial, certo? Mas o que significam esses conceitos? Porque eles têm relação com o Marketing e, como identificá-los no meio empresarial? Nós vamos explicar tudo isso e muito mais neste artigo.

Confira!

Microambiente e Macroambiente empresarial fazem parte de uma proposta defendida por Philip Kotler, que é considerado o “pai do Marketing”.

Ele diz que no meio empresarial, mais especificamente no ambiente de Marketing, existem diversas variáveis internas e externas que podem afetar a competitividade e rentabilidade de uma organização.

Ou seja, micro e macroambiente dizem respeito à fatores internos e externos de uma empresa.

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Por exemplo, planejamento, administração, funcionários, clientes e fornecedores e, também, ambiente econômico, político e cultural de determinada região.

Para compreendermos melhor qual a relevância disso tudo para uma empresa, separamos o assunto em duas partes.

Começamos pelo microambiente empresarial. Vamos lá?

O que é Microambiente empresarial?

O Microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva.

Como por exemplo, a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.

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Dentro do conceito de Microambiente, há uma outra divisão que resulta em Microambiente interno e Microambiente externo.

Microambiente interno

É a união das variáveis internas que são controláveis e que afetam diretamente o modus operandi da empresa.

Estão incluídos no Microambiente interno os recursos humanos, recursos financeiros, área de produção e operações, Marketing e etc.

Microambiente externo

Por sua vez, no Microambiente externo se encontram as variáveis que não são controláveis pela empresa.

Nele estão incluídos os concorrentes, os fornecedores, os clientes e etc.

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O que é Macroambiente empresarial?

O Macroambiente diz respeito à tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio.

Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc.

Para a empresa, cabe apenas a adaptação.

O Macroambiente representa oportunidades e ameaça para o negócio.

Características do Macroambiente

Como o Macroambiente é composto por muitos fatores que fogem do controle da empresa, vamos listar abaixo algumas características para facilitar seu entendimento.

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Ambiente demográfico

O ambiente demográfico, refere-se ao estudo da população (tamanho, sexo, idade, etnia e outros dados estatísticos).

Ele é necessário para entender o comportamento dos indivíduos que são influenciados pelas questões econômicas, mudando seus hábitos de compra.

Ambiente econômico

O ambiente econômico é o que define o poder de compra dos consumidores baseado na saúde econômica do país.

Macro e microambiente empresarial

Ambiente político

O ambiente político afeta o ambiente econômico e, também, afeta diretamente o macroambiente empresarial.

É desta variável que surgem as leis, as exigências governamentais, tributações e etc.

O ambiente político também é um dos principais responsáveis por gerar estabilidade ou instabilidade econômica.

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Ambiente cultural

Nesse quesito, estamos falando sobre as questões sociais que nos dão uma ideia do que as pessoas esperam da empresa.

Posicionamentos quanto à questões debatidas na mídia, por exemplo.

E também, as questões políticas e legais determinam a atuação da organização.

Ambiente natural e tecnológico

O ambiente natural é composto pelos recursos naturais necessários para a produção de uma empresa.

Já o ambiente tecnológico refere-se às pesquisas e desenvolvimentos realizados pela equipe interna de uma empresa.

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Análise do Microambiente e Macroambiente

A necessidade da análise do Microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa comportam-se.

Por exemplo, recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc.

Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento.

E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para a empresa atingir seus objetivos.

Já análise de Macroambiente demanda estudos e pesquisas aprofundadas com o objetivo de desenvolver ações mais inteligentes de Marketing.

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Além de saber se posicionar e adaptar-se diante das mudanças.

Gestão empresarial

Como pudemos ver ao longo do artigo, há diversas variáveis que influenciam no ambiente empresarial.

Elas podem ser controladas e analisadas com o sistema de gestão VHSYS, que proporciona uma gestão eficiente e organizada.

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E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre Microambiente e Macroambiente empresarial? Esperamos ter ajudado.

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Fonte: VHSYS

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Wesley Carrijo

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