MEI: Como saber quanto vale meu negócio?

Uma dúvida que muitos microempreendedores passam é como saber quanto vale seu pequeno negócio MEI. Afinal de contas, essa é uma informação muito útil, ainda que a maioria dos empreendedores não perceba o quão útil ela é ou quais são os benefícios que você pode colher delas — especialmente se o seu negócio for de pequeno porte, como é a lei para os 11 milhões de MEIs do Brasil.

Atualmente, um MEI não pode ganhar mais do que R$ 81.000,00 por ano. Uma mudança nesse valor foi aprovada, mas ele segue baixo e ainda não foi sancionado para entrar em efeito. Por isso, um Microempreendedor Individual é, como o nome já indica, dono de um micro negócio. Assim, ele pode acreditar que entender como saber quanto vale seu pequeno negócio não é importante, mas é.

Quer aprender como saber quanto vale seu pequeno negócio? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como saber quanto vale seu pequeno negócio: 3 opções

1. Calcule você mesmo

A primeira forma de conseguir saber quanto vale o seu pequeno negócio é calculá-lo você mesmo. Para isso, você precisará aprender os dois principais métodos de valuation do mercado (explicaremos quais são a seguir) e usá-los a seu favor para o cálculo.

No entanto, tenha em mente que isso não significa, de forma alguma, que você conseguirá usar esse tipo de cálculo em uma reunião para atrair um investidor ou para vender a sua empresa. Afinal de contas, o seu valuation do seu próprio negócio não tem valor oficial (a não ser que você seja um consultor do assunto, claro).

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Portanto, aprender as fórmulas de valuation só ajuda se você quiser ter uma previsão ou estimativa de quanto vale a sua empresa.

Veja a seguir os dois principais métodos de valuation do mercado!

Fluxo de Caixa Descontado

O Fluxo de Caixa Descontado é a forma de avaliação de empresas mais usada do mercado atualmente. O seu foco é medir a capacidade que o negócio tem de gerar lucro constantemente. Para isso, o método usa três fatores: fluxo de caixa, crescimento e risco. Usando esses três elementos, é possível calcular qual é a capacidade da empresa de gerar lucro e, assim, quanto ela vale.

Um dos seus grandes benefícios é que esse método de valuation consegue traduzir alguns fatores da empresa que são subjetivos. Por exemplo, a sua marca, carteira de clientes, competência da gestão e muito mais.

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Múltiplos de Mercado

A metodologia de Múltiplos de Mercado é aquela que entende o valor de uma empresa em contraste com a de outros negócios. Por exemplo, ela olha uma empresa mais ou menos do mesmo nível e que se saiba o valor e compara a sua métrica com as daquela empresa.

Por exemplo, suponha que você tenha uma lanchonete na cidade de São Paulo e você venda 80% da quantidade de lanches que outra lanchonete da cidade vende. Vamos chamá-la de Lanchonete Rival.

Você também sabe que a Lanchonete Rival fez um valuation recentemente e seu valor de mercado é de R$ 300.000,00. Como você vende 80% da quantidade de lanches que a Rival vende, seu valor de mercado é 80% do dela de acordo com a metodologia Múltiplos de Mercado (algo como R$ 240 mil).

2. Contrate um consultor

Se o valuation feito por você mesmo não vale para uma negociação, então a sua alternativa é procurar por um consultor especializado. Existem muitos profissionais treinados para isso no mercado, a maioria deles trabalhando em empresas focadas em valuation.

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O grande problema para pequenos empreendedores é que contratar um consultor para isso não é barato. Pelo contrário: o valor de um valuation do tipo custa, no mínimo, R$ 15 mil. 

Considerando um MEI, por exemplo, que só pode ganhar R$ 81 mil reais, isso equivale a quase 20% do seu faturamento máximo. Fica pesado para contratar, claro.

3. Use uma plataforma de valuation

A terceira alternativa, mais indicada para pequenos negócios, é a de contratar uma ferramenta de valuation. A principal opção do mercado brasileiro é a Valutech.

A empresa é fundada por consultores de valuation e usa Inteligência Artificial e Big Data para chegar ao valor das empresas do cliente de maneira instantânea. O seu valor também é muito mais acessível: ao redor de R$ 200 para usar.

Por isso, essa é a alternativa mais indicada para quem quer um relatório de valuation para levar a uma mesa de negociação, mas tem uma empresa de pequeno porte e não consegue gastar o valor completo de um consultor no mercado.

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Pronto! Agora que você viu como saber quanto vale seu pequeno negócio, é hora de colocar essas dicas em prática para aprender a avaliar a sua empresa e ter uma estimativa desse valor. Com esse documento em mãos, você conseguirá arranjar financiamentos mais baratos, atrairá investidores e organizará a entrada e saída de sócios da sua empresa (caso queira deixar de ser MEI).

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

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Leonardo Grandchamp

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