Categorias NegóciosNews Yahoo

Marketing: Confira 5 práticas para alavancar empresas em 2021

O ano de 2020 forçou a digitalização de milhares de empresas, que encontraram na internet a solução para se manterem presentes na mente do consumidor durante o período de isolamento social.

Com a concorrência on-line acirrada, os empreendedores que souberam tomar partido do marketing estratégico para garantir a perenidade dos negócios largaram na frente e encerram 2020 com resultados positivos.

Já as empresas que se ativeram a apenas criar uma “@” nas redes sociais precisarão correr atrás do prejuízo.

O estudo “Covid-19 e o futuro dos negócios”, realizado pela IBM Institute for Business Value (IBV), mostra a importância do tema para empresas de 22 setores em 20 países e revela que quase seis em cada dez organizações pesquisadas aceleraram suas transformações digitais devido à pandemia.

Entre os executivos brasileiros entrevistados, 51% disseram que devem antecipar projetos de digitalização nos anos de 2021 e 2022.

Advertisement
publicidade

Exemplos não faltam de empresas que apostaram em práticas de marketing para transpor a crise e foram bem-sucedidas. No varejo, Magazine Luiza e Americanas ampliaram a interação com o consumidor por meio de lives, lançaram conteúdos fora da caixa, cresceram com suas plataformas de marketplace e contribuíram para o bom desempenho do setor varejista no último trimestre, que segundo estimativas da Neotrust/Movimento Compre&Confie faturou R$ 33,4 bi.

Na área de educação, o EaD derrubou as paredes das salas de aula e abraçou milhares de brasileiros que adotaram a tecnologia para manter os estudos em dia ou para aprender novas habilidades em cursos e mentorias com foco em capacitação.

O Grupo EMB, voltado para formação de profissionais para o mercado financeiro, teve faturamento superior a R$ 2,2 milhões em 2020 e cresceu cinco vezes no comparativo com 2019.

“Investimos bastante em produção de conteúdo, realizamos pelos menos 5 lives por dia em nossos canais para que o público nos conhecesse melhor e se interessasse em participar dos nossos cursos, programas de formação e de mentoria”, revela o CEO do Grupo EMB, o economista Fabio Louzada.

Além da produção de conteúdo e ampliação do time de professores (que agora conta com mais de 40 profissionais), o grupo aproveitou as interações possibilitadas pelo marketing digital para pesquisar o setor e criar projetos mais conectados com a realidade do mercado financeiro.

Advertisement
publicidade

Hoje, fora a startup Eu Me Banco, integram o Grupo EMB as spin-offs Você AAI, Partiu Banco, Elas se Bancam e a agência Aceleraê – todas criadas em 2020.

Designed by @freepik / freepik

Top 5: práticas de marketing digital para empresas

Muitas empresas tiveram que migrar para o mundo digital às pressas para se adequar ao novo panorama do mercado, onde o marketing se apresenta como catalisador de vendas e de interações mais intrínsecas com parceiros e clientes.

Com 2021 batendo à porta, é hora de focar em planejamento para adotar boas práticas de marketing digital para melhorar o desempenho dos negócios nos próximos 12 meses. Fabio Louzada compartilhou cinco técnicas usadas pelo Grupo EMB que podem ser implementadas por empresas de qualquer porte ou área de atuação.

1 – Conteúdo relevante

“Conteúdo relevante será sempre a melhor ferramenta de marketing. Quanto mais conteúdo de valor você gera para a audiência, mais pessoas você atrai para o seu negócio. Além disso, o alcance do conteúdo faz com que a empresa reduza os gastos com propagandas, proporcionando um resultado mais eficiente.”

2 – Converse e entenda o seu público-alvo

“Realize pesquisas com frequência, é preciso conhecer as pessoas com as quais a empresa está se comunicando.

Dessa forma é possível criar produtos e lançar mão de novos gatilhos de vendas. O Instagram é um bom canal para fazer pesquisas junto ao público.”

Advertisement
publicidade

3 – Estude o mercado e analise as tendências

“É muito importante saber como os concorrentes estão agindo e quais são os seus lançamentos. Além disso, tenha marcas e profissionais que são destaques no mercado como referência. Observe o que eles têm de melhor e traga para o seu negócio.”

4 – Utilize um software de automação de marketing e vendas

“Utilizamos o sistema da RD Station e isso nos ajuda a controlar campanhas de forma automatizada. Sabemos quantos cliques o aluno deu antes de efetivar a matrícula e seu histórico de navegação até a compra.

Assim, temos as informações necessárias para direcionar 100% do nosso conteúdo de forma eficaz.

Indico também o uso da plataforma para planejar campanhas de e-mail marketing com antecedência e deixar o envio a cargo da plataforma, isso poupa tempo um tempo valioso.”

5 – Interaja em diversas redes sociais

“Diversificação é fundamental. As empresas do Grupo EMB estão presentes no Instagram, no YouTube e no Linkedin. O Instagram pertence ao Facebook, YouTube ao Google e LinkedIn a Microsoft, com isso não ficamos expostos a nenhum bloqueio, dificilmente vamos sair do ar.

Advertisement
publicidade

Além disso, podemos passar mensagens diferentes em cada plataforma e atingir mais pessoas. No LinkedIn focamos mais em textos, no Instagram conseguimos mais interação e no YouTube apostamos em vídeos e lives. Em 2021 vamos apostar também no TikTok.”

Esther Vasconcelos

Notícias recentes

Quais são as consequências para a empresa do Caged em atraso?

O atraso ou a falta do CAGED pode acarretar em uma multa trabalhista. Acompanhe!

18 de março de 2025

Trabalho aos domingos e feriados: o que muda a partir de julho?

Nova norma exige acordos coletivos para autorizar jornadas de trabalho aos domingos e feriados

18 de março de 2025

Imposto de Renda 2025: Declaração de Rendimentos no Exterior Torna-se Obrigatória

Novas exigências entram em vigor e impactam contribuintes com investimentos internacionais; prazo para declaração se…

18 de março de 2025

Imposto de Renda: como funcionam as prioridades em 2025?

Entenda melhor como funcionam as prioridades para recebimento da restituição do Imposto de Renda (IR)…

18 de março de 2025

19 de março: Qual o feriado e onde é celebrado?

Em 19 de março, celebra-se o Dia de São José, uma figura central na fé…

18 de março de 2025

Exame de Suficiência 1º/2025: Prova será em abril, tire as suas dúvidas!

Se informe melhor sobre o Exame de Suficiência 1º/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)…

18 de março de 2025

Entenda o recente vazamento de dados de usuários do Pix!

Na última segunda-feira, o Banco Central (BC) comunicou que houve um incidente de segurança envolvendo…

18 de março de 2025

PIS 2025: Descubra agora se você tem direito ao abono e quando vai receber

A Caixa Econômica Federal já iniciou os pagamentos do abono salarial PIS 2025, conforme o…

18 de março de 2025

Bolsa Família: entenda o corte de R$ 7,7 bilhões do programa

Entenda como deve funcionar o corte bilionário do Bolsa Família e saiba quem poderá ser…

18 de março de 2025

Descubra se você tem valores a receber do antigo Fundo PIS/Pasep

Desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Fazenda, serviço facilita consulta e acesso aos valores…

18 de março de 2025

Imposto de Renda 2025: como enviar antes de 1º de abril?

Aprenda como realizar a transmissão da sua Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física…

18 de março de 2025

Vínculo empregatício: entenda suas particularidades e cuidados a tomar

O vínculo empregatício existe quando há a relação de natureza não eventual do trabalho.

17 de março de 2025

This website uses cookies.