Categorias NegóciosNews Yahoo

Logística: Pandemia e aumento das compras online impulsionam otimizações

Os rumos da evolução tecnológica seguiam, em partes, a passos largos em um cenário de normalidade. Com a chegada da pandemia, no entanto, o ritmo precisou ser acelerado para adequar diversos processos presenciais ao mundo digital.

Foi assim, inclusive, com a demanda logística, que precisou otimizar seus processos para atender a todos os pedidos do comércio eletrônico.

Isso porque, apenas em abril, primeiro mês inteiro de quarentena no país, o e-commerce brasileiro registrou alta de 98,74% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2019.

O dado faz parte do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Ao todo, o primeiro semestre do ano registrou alta de 47% no faturamento do e-commerce. Esse foi o maior crescimento em 20 anos, segundo a 42ª edição do Webshoppers, relatório elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen.

Advertisement
publicidade

O aumento foi gerado pelo salto de 39% no número de pedidos, que chegaram a 90,8 milhões. 

Apesar de a alta servir para minimizar as preocupações do setor varejista, que pode se concentrar no mercado eletrônico ou adentrar de vez no mundo digital, o volume maior de pedidos acentuou os gargalos da logística, tanto para entregar, quanto para gerenciar os estoques, processos de acompanhamento de status e atendimento aos clientes.

Assim, o setor de logística também teve de contornar os problemas antigos, referentes aos processos já institucionalizados, e os novos, com a proibição da circulação de pessoas em certos locais e com fechamento de avenidas, rodovias e estradas que ligavam as estradas para conseguir, enfim, fazer as entregas, especialmente em um momento em que o consumidor espera ainda mais atentamente por suas compras.

Neste cenário, os recursos da Inteligência Artificial otimizaram e aprimoraram os feitos da área logística em diversos setores, como o atendimento ao cliente, o acompanhamento do pedido, a localização dos produtos nos centros de distribuição e as etapas finais, como a entrega e, se for o caso, a realização de trocas.

Em 2020, o recurso de IA com maior frente nas empresas de logística foram os bots, que permitem que os chats de atendimento ao cliente sejam automatizados e personalizados de acordo com o perfil e histórico.

O uso desta ferramenta também se estende ao relacionamento com fornecedores e entregadores. Assim, as respostas são mais rápidas, seja para consumidor interno ou externo, e auxiliam dúvidas pontuais e problemas de rotina.

Advertisement
publicidade

Por ser a parte mais importante do processo de compra online, as entregas são a etapa em que a fidelização do cliente é feita ou, em caso de má administração do tempo e do produto, afastada.

Neste ponto, com as melhorias na comunicação entre setores, entregadores e clientes, os chatbots ajudaram a aumentar a confiança dos brasileiros no mercado eletrônico.

Isso, por sua vez, pode impactar nos hábitos de compras da população, que, mesmo com o fim da pandemia e a reabertura total dos comércios, pode optar pelo e-commerce.  

Esther Vasconcelos

Notícias recentes

Manual e-financeira: publicados leiautes e orientações ao desenvolvedor

A publicação visa facilitar a consulta em separado de cada um deles

17 de março de 2025

Declaração do Imposto de Renda 2025: Como Evitar a Malha Fina e Garantir a Restituição

O texto detalha como evitar a malha fina na declaração do Imposto de Renda 2025,…

17 de março de 2025

Como ficaram as regras do Imposto de Renda 2025 para os autônomos?

Confira as regras para esta categoria em 2025

17 de março de 2025

Começar com mais de R$ 13 mil? Veja as carreiras com ótimos salários iniciais

Grandes salários estão esperando os profissionais de algumas áreas desde o início da carreira; veja…

17 de março de 2025

Reforma Tributária pode deixar aluguel mais caro? Entenda

Um medo constate de muitos brasileiros se relaciona ao preço do aluguel, mas será que…

17 de março de 2025

Consignado para trabalhador CLT disponível a partir desta semana

Empréstimo consignado agora disponível para trabalhadores do setor privado

17 de março de 2025

Material de escritório pode melhorar o imposto de empresas? Entenda

A compra de material de escritório pode trazer benefícios quando declarada no imposto anual das…

17 de março de 2025

7 coisas boas que a Reforma Tributária pode trazer

Quem trabalha com comércio exterior no Brasil pode ter grandes benefícios por meio das alterações…

17 de março de 2025

Idosos são obrigados a declarar Imposto de Renda este ano?

Os brasileiros idosos precisarão declarar Imposto de Renda em 2025? Entenda quais são as regras…

17 de março de 2025

Preparando sua conta Gov.br para o IRPF 2025

Com o início da temporada de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025…

17 de março de 2025

Limite de faturamento do MEI em 2025 será maior? Confira!

O valor ainda pode ser alterado devido a proposta de atualização do PLP 108/2021

17 de março de 2025

Bolsa Família em Março de 2025: Calendário de Pagamentos e Novidades Importantes

Bolsa Família de março de 2025 traz um calendário de pagamentos baseado no NIS, mudanças…

17 de março de 2025

This website uses cookies.