Honorários contábeis: Confira 11 práticas para ajudar você a superar a crise

Em tempos de crise, o principal aliado das empresas, principalmente as MPE’s, são os contadores. No entanto, faço uma pergunta: como manter os honorários contábeis em tempos de crise?

O índice de inadimplência no setor é em média de 18%, segundo da Pesquisa Nacional de Empresa Contábeis (PNEC), realizada em 2017. Vivemos momentos difíceis e que podem fazer este percentual aumentar. 

Por isso, trato neste artigo algumas ações que podem ser feitas para manter os seus clientes ativos no seu escritório e combater a inadimplência, principalmente neste momento de crise causado pela pandemia do Coronavírus. É só seguir a leitura e aproveitar o conteúdo.

A crise é para todos

Esse é o primeiro ponto que você deve tratar com os seus clientes. A crise é para todos, então eles precisam entender que você também será afetado por ela. Do outro lado, é importante que você entenda que ela irá afetar seus clientes de maneira diferente.

Sendo assim, você precisa tratar cada caso com exclusividade e pensar em maneiras de atender a todos dentro das suas especificidades. Ou seja, a estratégia tem que ser feita para cada cliente separadamente.

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Coloque-se ao lado do seu cliente e mostre-se aberto ao diálogo. Afinal, você mais do ninguém é fundamental para ajudá-lo nesse momento.

Mantenha um bom relacionamento

As dúvidas vão surgir! O seu cliente estará mais preocupado e irá querer tomar ações para tentar diminuir os impactos da crise. Nesse sentido, coloque-se à disposição para discutir as melhores saídas. Indique ferramentas, créditos, ou qualquer outra solução que seja adequado ao negócio dele.

Em tempos de crise, o seu atendimento deve ser primordial para fidelizar o cliente e manter os honorários em dia. Afinal, quanto mais prestativo você for, mais irá ganhar a confiança dele.

Seja mais ativo com as mudanças

É importante passar segurança para o seu cliente. Isso porque, ele estará apreensivo quanto ao futuro do negócio. Sendo assim, pesquise mudanças e alternativas para que o negócio dele continue ativo.

Recentemente o Governo Federal lançou várias medidas para o combate à crise. Pesquise sobre elas e converse com o seu cliente sobre quais medidas tomar. Seja a fonte de consulta do seu cliente, afinal, você é uma das pessoas que mais entendem do negócio dele, certo?

Os honorários contábeis estão ligados à contabilidade consultiva

A parte burocrática é fundamental. Queremos manter as empresas dos nosso clientes ativas e sem multas, certo? Porém, o seu cliente precisa mais do que isso. Nesse momento é fundamental que você agregue novos serviços.

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As tendências do mercado contábil falam sobre atuações como o BPO financeiro e em Gestão de Pessoas, por exemplo. Sendo assim, além de manter o seu cliente em seu escritório, é possível crescer o honorário, mesmo em tempos de crise.

Fique atento ao futuro da contabilidade, ele já está sendo construído. 

Reforce o números

Em caso de recessão, o seu cliente terá mais dificuldade de acessar linhas de crédito. Por isso, é importante pensar em outras estratégias como aumento de produtividade, rever políticas de preços e outros detalhes que podem impactar nas vendas de produtos ou serviços. 

Isso tudo pode ser feito por meio do cálculo do ponto de equilíbrio da empresa, tratado aqui no blog em outro momento.

Evite que o seu cliente pague multas e proteja os seus honorários contábeis

Essa relação é bastante clara! Por isso, é fundamental fazer uma gestão tributária eficiente e organizar a entrega de obrigações para evitar que o seu cliente pague multas. 

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Para além disso, em tempos de crise, pagar multa é algo que não pode acontecer, certo?

Faça a gestão de crise

Cortar gastos é necessário. Em tempos de crise, as empresas devem gastar apenas com o essencial para manter empresa ativa. Nesse sentido, avalie quais gastos não são necessários e aconselhe o seu cliente a reduzi-los. 

Neste momento, é importante que você participe da estratégia da empresa do seu cliente para propor soluções que garantem a melhora da saúde financeira da empresa.

Proponha ações para aumentar a rentabilidade

Além do planejamento tributário e do corte de gastos desnecessários, que já ajudam a melhorar a rentabilidade, é preciso pensar em outras ações para que o seu cliente consiga aumentar os ganhos.

Pesquise, dentro do tipo de atividade do seu cliente, onde ele poderia criar novos produtos ou serviços. Em tempos de crise, a inovação pode ser a chave.

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Controle o fluxo de caixa

É por oferecer tantas facilidades estando ligado diretamente à gestão dos seus processos financeiros, que o fluxo de caixa pode ser uma das chaves para prevenir perdas e facilitar os processos do seu cliente em tempos de recessão econômica.

Sendo assim, ajude o seu cliente a controlar as entradas e saídas da empresa. Lembre-se: é importante que ele esteja bem financeiramente, para conseguir honrar, inclusive, com os seus honorários. 

Aumente o potencial de indicação e os honorários contábeis

Ao se colocar ao lado dos clientes e seguir estes passos, você conseguirá fidelizar o seu cliente e ainda fazer dele um possível canal de divulgação dos seus serviços. Afinal, nada melhor do que a indicação de um cliente satisfeito para que você consiga aumentar o seu rendimento financeiro, certo?

Torne-se uma referência

Claro que as indicações são muito valiosas e bem-vindas. Porém, investir no marketing do seu escritório é importante. Isso porque, uma boa estratégia de marketing tem a capacidade de fazer do seu escritório uma referência em seu local de atuação e, com isso, aumentar o números de clientes e consequentemente, os seus honorários. 

Dica para contadores

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Conteúdo original Mastermaq

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