Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Com uma certa frequência, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza revisões, visando averiguar se há alguma irregularidade na concessão de seus benefícios. Assim sendo, o órgão envia um comunicado ao contemplado com o intuito de avisá-lo que seu benefício está passando por uma análise.
A problemática é que criminosos têm utilizado deste comunicado do órgão para a aplicar golpes, através de falsos pedidos de revisão. Conforme o INSS, as abordagens têm sido feitas por sms, e-mails, mensagens de celular e ligações.
É preciso estar atento, pois, as notificações do INSS, chegam apenas pelos canais oficiais do órgão. Além disso, o instituto alerta que nunca entra em contato direto com o segurado e nem solicita documentos através de mensagens de texto (SMS).
Primordialmente é preciso assegurar que o canal em que você foi contatado é legítimo. Desta forma, o INSS, irá comunicá-lo a respeito de pendências, através do número 280-41, de forma alguma irá pedir suas informações pessoais, já que o órgão já as detém.
Ademais, a convocação para apresentar documentos necessários exigidos pelo órgão, ficam registradas no site ou aplicativo “Meu INSS”, e podem ser consultadas pelo segurado. Isto também pode ser verificado através do número 135. Assim sendo, utilize apenas esses meios em caso de dúvida
Em razão disso, o INSS orienta que caso alguém peça dados como informações pessoais, contas bancárias e fotos em nome do instituto, não conceda tais pedidos, bloqueie o número e denuncie.
Outra dica importante é se atentar a alguns detalhes, confira se o português está escrito de maneira incorreta, bem como se o comunicado chegou apenas vai SMS ou WhatSapp. Neste sentido, sempre desconfie e consulte os canais já citados, além de manter seus dados atualizados.
Caso você tenha sido vítima de um desses golpes, é de suma importância denunciar. Para isso ligue para a ouvidoria do INSS, discando 135, ou através do endereço da Controladoria-Geral da União (CGU)
Ademais, comunique o banco responsável pelo pagamento do benefício e preste um boletim de ocorrência, de modo a comprovar que as informações foram roubadas.
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