Categorias ChamadasTecnologia

Estratégias de marketing para o e-commerce

A pandemia não dá sinais de trégua e mais uma vez muitos comerciantes entram em dificuldades profundas por conta do lockdown.

A transformação digital se torna ainda mais imprescindível: não há outro caminho para que o comércio se mantenha firme e atenda o consumidor de maneira segura, sem nenhum impeditivo.

Falar é fácil, mas aqueles que experimentam o universo digital sabem que há muito o que aprender.

“Erguer um e-commerce não depende apenas de fazer os investimentos corretos, mas também de traçar estratégias de marketing inteligentes”, afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, um dos maiores sites de vendas do Brasil, com faturamento de R$ 500 milhões em 2020 – dos quais 80% foram obtidos por meio dos principais marketplaces (B2W, Mercado Livre, Carrefour, Amazon, Via Varejo e Magalu).

Dantas listou quatro estratégias de marketing que não podem ficar de fora para um e-commerce deslanchar.

Advertisement
publicidade

São elas:  

Marketing Logístico

Tudo o que o consumidor deseja é receber em casa os produtos comprados dentro do prazo prometido.

Quando todo o processo é transparente — da separação e embalagem até o rastreamento do produto em tempo real, uma relação de confiança e satisfação é estabelecida.

“Ninguém esquece a sensação de ser respeitado em todo o processo de compra, nem surpreendido com uma entrega ágil e sem imprevistos”, afirma Dantas.

Para ele, os serviços têm tanta relevância quanto os próprios produtos; por isso, oferecer uma boa experiência ao cliente é o maior diferencial de um comércio eletrônico.

Advertisement
publicidade

“Muito mais do que a entrega, o processo logístico lida com necessidades e expectativas”, acredita.

Marketing Digital

O conceito pode até parecer simples, mas marketing digital dentro do e-commerce é um assunto extenso e que demanda conhecimento e dedicação.

Ele significa entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa.

“Existem 134 milhões de brasileiros conectados à internet atualmente. Como encontrar seu consumidor em meio a uma multidão desta grandeza? É aí que entra a estratégia de marketing digital”, esclarece o CEO da Estrela10.

Existem muitas estratégias de marketing digital que podem ser adotadas no segmento de e-commerce, como SEO, Inbound Marketing, e-mail marketing e redes sociais.

Advertisement
publicidade

“Hoje, este tipo de iniciativa é uma regra para que o seu negócio tenha relevância”, acredita.

Marketing de Relacionamento

São as ações voltadas para manter o público fiel e em constante relacionamento com sua empresa.

“Por meio deste relacionamento próximo com seus clientes, você terá feedbacks constantes sobre seus produtos e serviços, o que permitirá sua melhoria contínua”.

Outra vantagem do marketing de relacionamento é que, por meio dele, seus clientes tornam-se defensores da sua marca, trazendo novos clientes por meio do
chamado “marketing boca a boca”.

Para iniciar um programa de marketing de relacionamento, é preciso contar com um banco de dados atualizado com as informações de seus clientes mais importantes e que não podem deixar de participar do seu programa de relacionamento.

Com os dados atualizados, é possível verificar os clientes que fazem compras frequentes e priorizá-los nos lançamentos, ofertas, etc.

Advertisement
publicidade

“Você pode, por exemplo, criar benefícios para os clientes mais engajados ou até mesmo um sistema de pontuação que proporcione alguma vantagem”, ensina o CEO.

Marketing de Perfomance

Trata-se do marketing baseado em desempenho, no qual suas ações são 100% mensuráveis.

Por exemplo, para um e-commerce, o marketing de performance está relacionado a indicadores de vendas.

“Mas ele não considera apenas o que seria o principal indicador de um negócio. Todas as ações são construídas com foco nos resultados que devem gerar, por isso diferentes métricas e KPIs são acompanhados”, revela Dantas.

Ele explica que, no caso do e-commerce, os indicadores de vendas são os indicadores finais.

Advertisement
publicidade

Porém, outros números também são relevantes, como cliques em anúncios, taxa de conversão de leads, custo por lead (CPL), custo por aquisição (CPA).

“No marketing de performance, todas as campanhas criadas e ações desenvolvidas devem ser rastreadas para que seja possível tomar uma decisão mais assertiva sobre o negócio”.

Entre os benefícios da execução de campanhas de marketing de desempenho, estão a rastreabilidade, baixo risco e ROI alto, consequência de um planejamento voltado ao desempenho.

Dantas menciona alguns canais mais adequados: Google Adwords e demais ações de CPC Ads, anúncio em redes sociais, Native Ads, marketing de afiliados, presença em redes sociais, e-mail marketing, SEO, etc.

SOBRE A ESTRELA10

Advertisement
publicidade

A Estrela10 é um dos maiores sites de vendas do Brasil, com presença importante nos seis principais _marketplaces _atuantes no Brasil: Mercado Livre, B2W, Magalu, Amazon, Via Varejo e Carrefour. Para o ano que vem, a loja pretende expandir sua operação para mais quatro _marketplaces._

Em 2020, entregou mais de 1,2 milhão de pedidos e 98% deles foram entregues dentro do prazo combinado com os clientes, proporcionando a melhor experiência de compra possível entregando qualidade, segurança e satisfação em cada pedido.

Com dois Centros de Distribuição, localizados nas Cidades de Itajaí (SC) e Barueri (SP), a loja tem o compromisso de encantar consumidores, com o apoio de tecnologia de última geração. Em 2021, a Estrela10 entregou 1deve atingir R$ 650 milhões em faturamento.

Gabriel Dau

Notícias recentes

Como ficaram as regras do Imposto de Renda 2025 para os autônomos?

Confira as regras para esta categoria em 2025

17 de março de 2025

Começar com mais de R$ 13 mil? Veja as carreiras com ótimos salários iniciais

Grandes salários estão esperando os profissionais de algumas áreas desde o início da carreira; veja…

17 de março de 2025

Reforma Tributária pode deixar aluguel mais caro? Entenda

Um medo constate de muitos brasileiros se relaciona ao preço do aluguel, mas será que…

17 de março de 2025

Consignado para trabalhador CLT disponível a partir desta semana

Empréstimo consignado agora disponível para trabalhadores do setor privado

17 de março de 2025

Material de escritório pode melhorar o imposto de empresas? Entenda

A compra de material de escritório pode trazer benefícios quando declarada no imposto anual das…

17 de março de 2025

7 coisas boas que a Reforma Tributária pode trazer

Quem trabalha com comércio exterior no Brasil pode ter grandes benefícios por meio das alterações…

17 de março de 2025

Idosos são obrigados a declarar Imposto de Renda este ano?

Os brasileiros idosos precisarão declarar Imposto de Renda em 2025? Entenda quais são as regras…

17 de março de 2025

Preparando sua conta Gov.br para o IRPF 2025

Com o início da temporada de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025…

17 de março de 2025

Limite de faturamento do MEI em 2025 será maior? Confira!

O valor ainda pode ser alterado devido a proposta de atualização do PLP 108/2021

17 de março de 2025

Bolsa Família em Março de 2025: Calendário de Pagamentos e Novidades Importantes

Bolsa Família de março de 2025 traz um calendário de pagamentos baseado no NIS, mudanças…

17 de março de 2025

PIS/Pasep 2025: nascidos em fevereiro já podem sacar valor

Para receber o pagamento do PIS/Pasep 2025, é necessário atender a alguns requisitos específicos

17 de março de 2025

6 erros comuns ao emitir notas fiscais

Emitir uma nota fiscal errada é algo que atrapalha o dia de qualquer um. Veja…

17 de março de 2025

This website uses cookies.