Connect with us

Assinantes Jornal Contábil

EMPRESÁRIA CONTÁBIL “DEMITE” CLIENTES E AUMENTA EM 35% O FATURAMENTO

Published

on

Foto: Renata Lamounier e o sócio Adriano Fonseca

Foto: Renata Lamounier e o sócio Adriano Fonseca

Após seis anos da abertura de seu escritório contábil, a contadora
Renata Lamounier e o sócio Adriano Fonseca decidiram, em 2015, que o
negócio precisaria de uma ampla reformulação, caso quisesse seguir
crescendo de maneira sustentável no longo prazo.

A solução para isso, porém, foi no mínimo inusitada. Ao invés de
investir em prospecção e sair à caça de novas parcerias comerciais,
eles resolveram tomar justamente a rota contrária.

Enxugaram a carteira de clientes, focaram em segmentos específicos –
como o da indústria calçadista, forte na região de Nova Serrana (MG),
onde a Suprema Assessoria Contábil está estabelecida – e, no final das
contas, conseguiram aumentar em cerca de 35% o faturamento em relação
ao ano anterior.

Advertisement
publicidade

“Assim, conseguimos dar um tratamento diferenciado a estes clientes e
ampliar os nossos honorários com eles. Naturalmente, atraímos também
outras empresas desses setores que definimos como prioritários”, relata
Renata.

Os ajustes realizados na gestão envolveram também a redução de
custos desnecessários, a implantação de sistemas para otimizar a
gestão dos processos e a diferenciação dos seus cerca de 60 clientes,
conforme a rentabilidade propiciada ao escritório contábil e o nível
de complexidade das operações.

Dessa forma, foi possível definir, por exemplo, quais canais de
comunicação seriam utilizados para atender cada empresa e quanto tempo
a equipe precisaria dispender para se relacionar com estes parceiros.

Advertisement
publicidade

Segmentar a atuação do escritório contábil

“Tínhamos um atendimento igual para todo mundo, mas percebemos que os
clientes não são todos iguais. Para alguns, o relacionamento é
praticamente todo de forma virtual e em outros fazemos reuniões
periódicas e atuamos diretamente na empresa”, explica a contadora.

O ponto de partida para todas essas mudanças, segundo ela, se deu após
a participação no Workshop “Contador 2.0”, do professor e palestrante
Roberto Dias Duarte, em que todos esses aspectos são dissecados a
partir do método Canvas.

Com a evolução do seu negócio, a contadora afirma não entrar mais em
competição por preço com os concorrentes de sua região, respaldada
pelo aprimoramento da qualidade dos serviços prestados por sua empresa.

Advertisement
publicidade

“O principal desafio que o empresário contábil enfrenta hoje é em
relação à modernização dos processos, que precisam acompanhar as
necessidades do mercado. Quem não se atentar para isso perderá
oportunidades e, com o tempo, tornará o seu negócio inviável. Ao
perceber isso, pudemos dar um novo rumo à nossa empresa”, analisa
Renata.

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil