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Dificuldades de abrir uma empresa no Brasil: Veja os principais desafios

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dificuldade de abrir uma empresa no Brasil ainda preocupa quem pretende empreender, mesmo diante do esforço nacional pela simplificação dos processos.

A pedido do governo federal, o Banco Mundial elaborou um estudo comparativo sobre o ambiente de negócios no país, considerando todos os 26 estados e o Distrito Federal.

Realizada em 2021, a pesquisa analisou cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.

A conclusão é de que, apesar dos avanços, ainda há muito o que fazer para destravar valor e deixar o Brasil avançar.

Ao longo deste artigo, confira alguns dados do estudo, contextualizados com outras fontes, sobre as principais dificuldades de abrir uma empresa no país.

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Leia também: Preciso De Contador Para Abrir Empresa? Tire Essa Dúvida!

Qual a maior dificuldade de abrir uma empresa no Brasil?

É uma pergunta difícil de responder, pois a maior dificuldade de abrir uma empresa no Brasil depende de diferentes variáveis, como as seguintes:

  1. Onde você está: o nível de dificuldade, principalmente burocrática, varia muito de região para região
  2. Que tipo de empresa você pretende abrir: um MEI ou uma startup do Inova Simples, por exemplo, lida com processos muito mais facilitados do que uma S/A.

Se pensarmos além do processo de abertura em si, há outras dificuldades, como o acesso a investimentos, mão de obra, estrutura logística, etc.

No entanto, algumas dificuldades de abrir uma empresa no Brasil afetam os empreendedores em geral.

As mais evidentes são:

Burocracia

Uma das grandes dificuldades de abrir uma empresa no Brasil, segundo o estudo do Banco Mundial (Doing Business Subnacional Brasil 2021), é a burocracia.

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Entre 191 países pesquisados, o Brasil é uma das 15 economias em que a abertura de uma empresa do tipo Sociedade Limitada requer pelo menos 11 procedimentos.

A complexidade burocrática para registrar um CNPJ, conforme o relatório, deve-se “principalmente ao envolvimento de nada menos do que seis diferentes órgãos públicos em todos os níveis de governo — municipal, estadual e federal”.

As exigências municipais, principalmente quanto à obtenção de alvarás de funcionamento, são responsáveis pelas principais diferenças entre as regiões.

Na Geórgia, conforme o estudo, com apenas um procedimento, o empresário abre sua empresa e a coloca em funcionamento.

Na China, África do Sul e Índia, não são necessários mais do que cinco. 

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Solução: assessoria contábil de qualidade

Uma solução para essa dificuldade burocrática é contar com uma boa assessoria contábil que ofereça soluções digitais completas, como a abertura de empresa grátis.

Na Contabilix, por exemplo, você não paga honorários para abrir sua empresa e não precisa se preocupar com processos burocráticos.

Uma boa contabilidade digital é a solução também para as burocracias rotineiras da empresa, como escrituração, cálculo e emissão de guias de impostos e obrigações acessórias.

Leia também: Saiba Qual O Custo Para Abrir Empresa No Brasil

Custo/investimento para abrir uma empresa

O custo com taxas do governo também é uma dificuldade para abrir uma empresa no Brasil, dependendo de onde você estiver. 

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Conforme os dados da pesquisa do Banco Mundial, o custo de abertura varia de R$ 500 no Ceará a R$ 4,5 mil no Mato Grosso, considerando as fases de pré-registro, registro e pós-registro.

Além disso, muitos empreendedores ainda têm gastos extras com honorários contábeis e advocatícios, dependendo da complexidade jurídica da empresa e dos acordos envolvidos.

Considerando o capital social necessário para colocar a empresa de pé, os valores são ainda mais variados.

Nesse caso, os recursos têm como propósito estruturar o negócio e possibilitar a aquisição de equipamentos, de estoque, contratação de pessoal, etc.

Leia também: Como Abrir Empresa Online?

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Solução: crédito subsidiado, sócio-investidor e parceiros estratégicos

Para driblar os custos de abrir uma empresa no Brasil, o primeiro passo é contratar uma contabilidade online que não cobra honorários para registro de pessoa jurídica.

Assim, você paga apenas as taxas do governo.

Quanto ao investimento para estruturar a empresa conforme o plano de negócio, caso você não tenha todo o capital, a dica é buscar crédito subsidiado ou um sócio que acredite no seu projeto.

Carga tributária

peso dos impostos sobre a atividade produtiva também é uma grande dificuldade de abrir e manter uma empresa no Brasil. 

Em 2021, por exemplo, a Carga Tributária Bruta (CTB), que considera os impostos, taxas e contribuições pagos ao governo federal, estados e municípios, foi de 33,9% do PIB. 

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Os dados são deste boletim da Secretaria do Tesouro Nacional.

Para as empresas que fazem parte do Simples Nacional, as alíquotas são mais brandas nas primeiras faixas de receita e o pagamento é simplificado – mas o Simples não é para todo porte ou segmento de empresa.

Solução: planejamento tributário

A solução passa pelo planejamento tributário periódico, que visa reduzir o peso dos impostos dentro dos limites da legislação. 

Trata-se de um serviço de consultoria contábil que pode contemplar, desde uma mudança de regime de tributação a recuperação de impostos pagos a maior.

Mão de obra qualificada

Um outro estudo, da Endeavor, mostra que a gestão de pessoas também é uma das principais dificuldades de abrir uma empresa no Brasil.

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Numa escala de 1 a 10, os empreendedores gerais deram nota 6,7 ao nível de dificuldade e as empresas de “alto impacto” deram nota 7,4 para os desafios de gerir pessoas. 

Solução: equipe remota, terceirização

Quando o assunto é mão de obra, cada empresa tem necessidades específicas.

Os modelos de negócios mais tradicionais tendem a precisar de colaboradores in loco, ao passo que negócios digitais podem trabalhar com equipes remotas.

terceirização também é uma opção, tanto pela dificuldade de formar equipe quanto pela possibilidade de redução de custos com pessoal.

Trata-se de um assunto que você precisa analisar conforme a realidade econômica de sua empresa. 

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Como superar a dificuldade de abrir uma empresa no Brasil?

Para superar as dificuldades de abrir uma empresa no Brasil você precisa, antes de tudo, de muita resiliência.

Além dos desafios específicos e previsíveis, há os riscos macroeconômicos, políticos e fiscais sobre os quais não temos nenhum controle.

Mas algumas dicas podem ajudar, como as enumeradas a seguir:

  1. Pesquise o nicho de mercado no qual você pretende atuar, inclusive os concorrentes diretos e indiretos
  2. Caso seja empreendedor de primeira viagem, considere participar de algum programa de treinamento ou aconselhar-se com alguém experiente
  3. Elabore um plano de negócios sólido que evidencie a viabilidade econômica e financeira do seu negócio
  4. Busque parceiros de impacto que ajudem a gerir sua empresa com mais qualidade, como um escritório de contabilidade online confiável.

Contabilidade online completa para pequenas empresas

Se você está preocupado com a dificuldade de abrir uma empresa no Brasil, mas não abre mão do seu projeto empreendedor, temos uma ótima notícia para você. 

Contabilix abre sua empresa gratuitamente pela internet e assume todos os processos burocráticos.

Somos uma empresa de contabilidade online focada em micro e pequenas empresas cuja missão é descomplicar o ambiente de negócios para você empreender sem medo.

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Além de abrir sua empresa grátis, oferecemos todos os serviços contábeis com até 80% de desconto em relação à contabilidade tradicional.

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Original de Contabilix

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

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Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

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Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

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Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

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Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

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  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

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