Dia da mulher: Empreendedorismo feminino aumenta no Brasil

No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que tem como objetivo celebrar as conquistas femininas e chamar a atenção para a luta por igualdade de gênero. E uma das grandes conquistas das mulheres nos últimos anos tem sido o crescente empreendedorismo feminino no Brasil.

Esse aumento se deve, em parte, à necessidade de muitas mulheres que, diante da dificuldade de encontrar empregos que lhes garantam independência financeira e flexibilidade para conciliar a vida pessoal e profissional, decidem empreender. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Sebrae, o número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 21,1% nos últimos 10 anos. Atualmente, elas representam cerca de 34% dos donos de negócio no país. 

Mas o empreendedorismo feminino no Brasil também tem sido impulsionado por políticas públicas e iniciativas privadas que visam fomentar o protagonismo das mulheres no mundo dos negócios. Diversas aceleradoras e incubadoras de startups, por exemplo, têm lançado programas voltados especificamente para empreendedoras. Além disso, algumas empresas têm adotado medidas para promover a igualdade de gênero em suas equipes, o que pode ser um estímulo para que mais mulheres se sintam encorajadas a empreender.

Os resultados desse movimento são visíveis. Hoje, temos um grande número de mulheres à frente de negócios dos mais diversos segmentos, desde o comércio até a tecnologia. Muitas delas têm sido reconhecidas por sua criatividade, inovação e liderança, e têm se tornado referência para outras mulheres que desejam empreender.

Leia também: Veja A Relevância Do Crédito Para O Empreendedorismo Feminino

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As barreiras que ainda devem ser quebradas

No entanto, ainda há muito a ser feito. O Brasil é um dos países em que as mulheres enfrentam maiores desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Além de ganharem menos que os homens, as mulheres ocupam menos cargos de liderança e têm menos acesso a investimentos e financiamentos para seus negócios. É preciso, portanto, continuar incentivando e apoiando o empreendedorismo feminino, não apenas no Dia Internacional da Mulher, mas ao longo de todo o ano.

Mais do que uma questão de justiça social, o fortalecimento do empreendedorismo feminino é uma questão econômica. Quando as mulheres têm acesso ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho em condições de igualdade, a economia como um todo se beneficia, uma vez que há um aumento no PIB e na geração de empregos.

Neste Dia Internacional da Mulher, é importante celebrar as conquistas das mulheres empreendedoras no Brasil, mas também é fundamental refletir sobre os desafios que ainda precisam ser superados. Precisamos continuar trabalhando para garantir que todas as mulheres tenham as mesmas oportunidades de empreender e crescer profissionalmente, sem que precisem enfrentar barreiras por causa de seu gênero.

Por Mara Lemes Martins, PhD. Psicóloga e VP da BNI Brasil – Business Network International – a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo. 

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