Imagem por @jcomp / freepik
O distanciamento social tirou boa parte das pessoas das ruas e as colocou atrás de uma tela.
Nesse cenário, virou uma obrigação para as empresas proporcionar uma boa experiência para o usuário quando ele está usando uma tecnologia da informação, ou qualquer produto digital.
Sabendo disso, as empresas buscam satisfazer as necessidades e também as expectativas dos consumidores, tentando inovar em seus produtos e serviços para que tenham uma usabilidade cada vez melhor.
No caso das empresas que desenvolvem software sob medida para empresas, essa máxima também é verdadeira.
No entanto, para atingir os resultados pretendidos no escopo daquele projeto, é necessário compreender quais as demandas deste cliente e os recursos que ele tem disponíveis, de forma a combiná-los de forma lógica e criativa.
Seja o objetivo oferecer uma tecnologia “b2c” ou “b2b”, as empresas mais inovadoras estão cada vez mais utilizando o Design Thinking, que é muito mais que uma técnica.
É uma abordagem, uma maneira de agir. Seu objetivo é resolver problemas complexos com o foco nas pessoas.
Ele se estrutura em três pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação. Para tanto, soma profissionais com competências diferentes, cujo resultado se torna positivo a partir de um objetivo comum e, realmente, assumido por todos: entender e atender o cliente em potencial.
O Design Thinking busca solucionar problemas complexos, gerando valor com propósito e impacto. Um exemplo prático: Dentro de um pensamento de melhoria contínua, a Oji Papéis, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, iniciou sua transformação digital.
Para tal, a ART IT foi contratada para promover melhorias no portal de clientes e também em alguns de seus sistemas internos já existentes. A sugestão apresentada foi a utilização do Design Thinking visando aprimorar a experiência do usuário.
O uso desta metodologia certamente permitiu a melhor experiência possível para os chamados clientes internos das tecnologias utilizadas pela companhia, pois, por meio de todas as suas etapas, potencializa o impacto das soluções geradas em tempo, efetividade e rentabilidade.
O Design Thinking é estratégico por natureza, pois aprimora todas as etapas de desenvolvimento de um software e integra as partes envolvidas no negócio.
Ele pode transformar o modo como as empresas criam produtos, serviços, processos e estratégias, visando equilibrar as necessidades humanas com a viabilidade tecnológica e econômica.
Por Romulo Cesar de Paula é sócio e diretor comercial da ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Microempreendedor Individual (MEI), confira algumas das principais dicas para te ajudar com o seu Imposto…
A condenação da KPMG pelo STJ, por negligência na auditoria do Banco BVA, estabelece um…
Entenda a importância dos profissionais de contabilidade e como eles continuam relevantes mesmo com os…
Precisa de um dinheiro a mais? O FGTS pode ser a solução para conseguir arrumar…
Alguns contadores estão com receio das mudanças promovidas pela Reforma Tributária, mas a verdade é…
Declarar os bens no Imposto de Renda é uma necessidade, mas será que erros podem…
Certamente você já ouviu falar no imposto do pecado, nome popular para uma taxação de…
A Reforma Tributária pode impactar também o bolso dos aposentados e pensionistas do INSS? Entenda…
Profissional de contabilidade, elaboramos algumas dicas para te ajudar com o período de transmissão do…
Entenda melhor quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda e quem…
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um das grandes oportunidades do atual governo para assumir…
Está com o celular da empresa ou desconfia que alguém está suando o aparelho corporativo…
This website uses cookies.