O Cadastro Nacional de Informações Sociais, mais conhecido por CNIS, é um documento onde constam todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários da sua vida. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estimula o segurado a atualizar sempre os seus dados, no entanto, a autarquia não está fazendo a sua parte.
Tanto o portal como o aplicativo não estão sendo atualizados pelo Instituto. O que vem dando uma dor de cabeça para quem quer se aposentar ou ter acesso ao auxílio-doença. Com isso, pedidos estão sendo indeferidos.
Numa matéria publicada no jornal Extra do Rio de Janeiro, mostra que após agendar o atendimento em uma agência da Previdência Social em 16 de novembro de 2020, para atualizar vínculos e remunerações, uma segurada esperou até novembro do ano seguinte para ver seu processo concluído.
E, mesmo apresentando carteiras de trabalho, contratos e documentos exigidos para comprovar o tempo de trabalho, a alteração no extrato previdenciário não foi realizada.
O INSS não atualizando seu portal e aplicativo vem afetando as pessoas que estão aguardando análise de carência e qualidade de segurado para todos os benefícios. Segundo o jornal carioca, o INSS demora (a fazer a checagem), por falta de servidor, o que também retarda a atualização. O que impede que alguém que já tem direito de receber algum benefício, tenha seu pedido negado.
Como o sistema do INSS não está atualizado, estão ocorrendo falhas, onde não aparecem as contagens corretas do tempo, carência ou qualidade de segurado, o que atrapalha a vida de quem tem direito a uma aposentadoria mas não consegue por erro do INSS.
Enquanto isso, a autarquia esclareceu que “ao pedir aposentadoria, durante o requerimento, o cidadão pode informar qualquer vínculo que julgue estar faltando, não havendo prejuízo para o requerimento da aposentadoria. Ou seja, não há necessidade de postergar o pedido, já que os ajustes podem ser feitos durante o processo da aposentadoria”.
Neste caso, é bom o trabalhador estar sempre atento a sua situação. Por isso, confira sempre se todos os seus vínculos de trabalho ou afastamentos por incapacidade (Auxílio-Doença) constam no seu Extrato Previdenciário.
A principal informação que você deve se atentar é o tempo que durou o afastamento, as suas relações de trabalho, se há vínculos sem a sua data final de encerramento e vínculos extemporâneos (vínculos incluídos fora do prazo).
Geralmente antes de você solicitar um benefício, é perguntado se você quer fazer alguma alteração de dados incorretos do seu CNIS.
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