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Como definir um Orçamento de Marketing Digital para sua empresa

Muitas vezes definir um Orçamento de Marketing Digital é um grande desafio para empresas que, apesar de almejarem crescimento, ainda não investem em soluções e não sabem qual seria o investimento adequado.

A realidade é que muitos CEOs ainda não enxergam a importância da área e encaram o marketing como uma despesa. No entanto, o Marketing Digital tem apresentado outra perspectiva, tornando-se uma oportunidade de crescimento e geração de vendas, quando unido à equipe comercial.

Esse novo cenário consolida-se em um ambiente de aumento da competitividade, para o qual o Marketing Digital tem contribuído com estratégias que tornam a empresa mais relevante e competitiva para o público.

As métricas e os indicadores auxiliam nesse processo, comprovando os resultados positivos e um retorno sobre o investimento (ROI) elevado.

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Para negócios habituados ao marketing tradicional, mas que veem no digital uma nova oportunidade de crescimento e consolidação da marca, a definição do orçamento é vista como um ponto de receio e incertezas.

O fundamental é que a empresa não recue na investida digital e busque formas de se apropriar dessa nova alternativa. Pensando nessa situação, identificamos quatro passos para ajudar a diretoria na definição de um Orçamento de Marketing Digital. Confira!

1. Estude o histórico de vendas e estipule uma meta de crescimento

Uma vez que a empresa nunca investiu em Marketing Digital, é importante que o primeiro orçamento da área esteja alinhado com as expectativas reais de crescimento do negócio no próximo período.

Para tal, deve-se debruçar sobre o histórico de vendas do período anterior e definir uma meta de crescimento nas vendas para o próximo ano.

Se você utilizar o Software da Treasy de Gestão Orçamentária, pode acessar o Histórico de vendas por Quantidade e por Receita. Assim, será mais fácil planejar as vendas do próximo ano.

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Para que essas expectativas sejam mais realistas, deve-se considerar:

  • crescimento geral da economia do país;
  • desempenho do segmento de atuação no último ano;
  • mercados diretos e indiretos (matéria-prima, estrutura etc.);
  • feeling do gestor, considerando outros investimentos do negócio, aumento da taxa de retenção e outras variáveis.

A partir dessas considerações, é possível definir uma meta alcançável de vendas para o ano seguinte.

O orçamento deve ser um reflexo do quanto a empresa pode crescer, portanto, definir inicialmente as expectativas de vendas é fundamental para começar.

2. Calcule a margem de cada produto e a disponibilidade para o Marketing Digital

Para saber o quanto é possível investir em marketing, é importante saber qual a margem atual de cada produto ou serviço comercializado pela empresa.

O primeiro passo é identificar a receita média por venda. Caso o negócio utilize o modelo de assinatura, deve-se avaliar o lifetime value do cliente, que consiste no quanto ele vai gastar com a empresa durante o período que for assinante, realizando o cálculo a partir de um tempo médio de assinatura.

Por exemplo, vamos imaginar que sua empresa venda roupas. Você precisa identificar em média, quanto cada cliente compra na sua loja por produto.

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Se for uma empresa de assinatura, vamos supor que a mensalidade custa R$50,00 e os clientes, em média, são assinantes por 10 meses. Então nesse caso, a receita média por venda é de R$500,00 reais.

Em seguida, é necessário calcular todos os custos necessários para que a empresa entregue o produto ou serviço esperado pelo cliente:

  • custos de pessoal, incluindo vendas, comissões, atendimento, administração etc. (com exceção da equipe de marketing);
  • valor despendido com matéria-prima ou infraestrutura.

A soma de todos os custos indicará quanto é necessário investir para efetuar cada venda. A diferença entre a receita e o custo é a margem por venda disponível que a empresa tem.

Receita média – Custo médio= Margem por venda

O valor investido no marketing não pode ultrapassar a margem calculada. Entretanto a definição do orçamento ainda não está completa.

Ainda que o negócio não tenha um investimento prévio em Marketing Digital, deve-se considerar o investimento anterior dedicado ao marketing e à publicidade. Dividindo o valor total investido no período pelo número de vendas geradas, obtém-se uma média do valor que até então fazia parte do escopo da empresa.

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É recorrente que o orçamento de marketing varie entre 3% e 5% do faturamento do período anterior, mas podem ocorrer variações.

Caso a empresa almeje um crescimento das vendas, pode ser necessário investir mais, de acordo com a margem disponível e a média investida anteriormente.

Entretanto, se o objetivo é apenas manter os resultados alcançados, o investimento pode ser menor, permitindo que se direcione esforços para áreas de atendimento e operacionalização, por exemplo.

3. Cruze as informações anteriores para definir o Orçamento de Marketing Digital

A definição do Orçamento de Marketing Digital surge do cruzamento das informações dispostas anteriormente. Considere as expectativas do crescimento das vendas, pois, quanto maior for a meta de crescimento da empresa, mais será necessário investir em marketing para que ela seja alcançada.

Essa projeção de crescimento deve ser avaliada em conjunto com a margem por venda disponível e com o orçamento prévio em estratégias de marketing.

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Sabendo o quanto é possível gastar em Marketing Digital por venda, considerando o levantamento realizado e quantas vendas espera-se realizar no período, basta multiplicar os valores e obter o valor total para o período.

Por exemplo, imagine que sua empresa identificou que pode gastar com Marketing Digital por venda R$45,00 reais e que pretende fazer 1.000 vendas. Então, a área de Marketing deverá investir R$45.000 no ano, aproximadamente R$3.750 por mês.

O cálculo poderá ser aprofundado e considerar mais variáveis conforme a empresa alcance os primeiros resultados com a estratégia e possa calcular os investimentos necessários com base nas métricas de performance.

No entanto, no primeiro ano de investimento na solução e ainda sem os dados efetivos da estratégia, essa alternativa de cálculo oferece segurança para o orçamento que será definido.

4. Examine se há flexibilidade para antecipação e ações estruturais

Principalmente por se tratar de um primeiro investimento em Marketing Digital, a diretoria deve ter abertura para negociar e flexibilizar o orçamento, desde que mantenha o controle sobre os investimentos e custos do negócio.

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Por exemplo, caso a empresa ainda não conte com um site próprio, é necessário investir nessa solução antes de procurar investir em estratégias de divulgação. Dessa forma será preciso definir um calendário com as ações estruturais fundamentais.

Deve-se ainda verificar se existe a necessidade de antecipar capital para efetuar algumas das ações iniciais. Por exemplo, não é possível desenvolver uma estratégia de redes sociais antes de criar uma página e conquistar seguidores.

A análise do histórico e a projeção das vendas é uma alternativa que torna o orçamento mais alinhado com a realidade do negócio. Entretanto, conforme adquire experiência nas estratégias de Marketing Digital, a empresa poderá otimizar o orçamento e alcançar resultados melhores.

Caso tenha interesse em conhecer mais como funciona o Planejamento e Orçamento de Marketing, acesse o e-book pelo banner:

Blog Treasy

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Ricardo de Freitas

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Ricardo de Freitas

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