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O mercado de trabalho está em constante mudança. Ter o próprio negócio é algo desejado por muitas pessoas, mas a burocracia pode ser um impedimento. Uma dificuldade muito frequente, acontece quando o empreendedor tenta conseguir a Inscrição Municipal, pois algumas informações não são muito divulgadas. Acompanhe o artigo que preparamos e tire suas dúvidas.
A empresa depois de ser registrada na Junta Comercial precisa ser cadastrada na prefeitura municipal do local onde fica. O número de identificação municipal fornecido pela prefeitura é o primeiro passo para que o empresário consiga o alvará de funcionamento
A Inscrição Municipal é a identificação do empresário no Cadastro Tributário Municipal e está vinculada ao Imposto Sobre Serviços – ISS. A empresa prestadora de serviços que deseja emitir notas fiscais precisa ter essa identificação.
É importante ressaltar, que as empresas que vendem produtos precisam ter a Inscrição Municipal e a Inscrição Estadual.
As formas de conseguir a Inscrição Municipal são variáveis de acordo com a cidade. Boa parte dos municípios possuem formulários digitais, que são feitos gratuitamente; porém ainda existem locais onde esse procedimento acontece presencialmente.
Vale lembrar, que dependendo das atividades exercidas pela empresa, podem ser exigidos Alvará da Vigilância Sanitária, laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, entre outras autorizações.
O número da Inscrição Municipal é encontrado no Alvará de Funcionamento, documento emitido pela prefeitura do município, onde o negócio está localizado.
Através da Inscrição Municipal que a prefeitura fiscaliza a localização, o funcionamento e as atividades exercidas por cada empresa. Ter a Inscrição Municipal é de suma importância para que o negócio se encaixe no Simples Nacional.
A Receita Federal determina 30 dias, contados desde a data da Inscrição Municipal para fazer a solicitação da incorporação ao regime tributário do Simples Nacional
Vale esclarecer, que é através do número da Inscrição Municipal que o empresário solicita alguns serviços como: liberação do Alvará de Funcionamento, vistoria, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.
Sabemos que esse número está no Alvará de Funcionamento, mas ele também aparece na notificação do IPTU (documento enviado aos contribuintes todos os anos pelas prefeituras municipais).
Dica importante: Quem não conseguir encontrar o número da Inscrição Municipal no IPTU, pode acessar o site da cidade onde a empresa está localizada e entender qual é o passo a passo para fazer a consulta.
É um documento que autoriza a empresa a executar suas atividades. Todas as empresas precisam dessa liberação para atuar no mercado, mesmo as e-commerce.
O Alvará de Funcionamento mostra qual é a localização adequada para cada tipo de empresa. O empresário que não quer ter surpresas desagradáveis precisa estudar as normas de sua cidade, antes de escolher o local para o seu negócio.
Existem quatro tipos de Alvará de Funcionamento, cada um para um tipo de empresa, veja a seguir:
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