Foto: Marcelo Camargo
O Cadastro Único (CadÚnico) é a principal porta de entrada para os benefícios do governo federal. Muito se ouviu falar deles nos últimos anos. Isso porque foi preciso esse cadastramento para receber o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal para ajudar aqueles prejudicados pela pandemia da covid-19.
Seu objetivo é identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de dados fornecidos pela população. O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério da Cidadania.
Dentre os programas sociais que utilizam os dados do CadÚnico estão o Auxílio Brasil, auxílio emergencial, desconto na tarifa de luz do governo federal, e o vale-gás.
Mas como consultar o CadÚnico sem sair de casa para poder ter acesso a esses programas? Vamos explicar a seguir.
O acesso pode ser feito de maneiras diferentes. É possível acessar pelo site, aplicativo ou pelo telefone. Veja o passo a passo.
Para verificar se o nome consta do Cadastro Único acesse o link: (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico) e preencha os dados solicitados (nome completo, data de nascimento, nome da mãe, Estado e cidade) e clique em “Não sou um robô”. Depois de preencher os dados, clique em “Emitir certidão”.
Após clicar em “emitir certidão”, existem duas possibilidades:
1) Sistema não localiza os dados:
Se os dados não forem localizados pelo sistema pode ser porque nunca houve uma inscrição no Cadastro Único, mas também pode ser porque os dados digitados estão diferentes dos dados registrados no Cadastro Único para que a pessoa seja localizada.
Outro motivo para o cadastro não ser localizado é no caso de o cadastramento ter ocorrido há menos de 45 dias da consulta, pois neste caso a informação ainda não estará disponível no Consulta Cidadão.
2) Sistema localiza os dados
Nesse caso, o sistema localiza os dados e exibe o registro no Cadastro Único. A partir das informações exibidas, pode ser gerado o comprovante de cadastramento.
É possível também fazer a consulta pelo aplicativo Meu CadÚnico disponível nas plataformas Android e iOS
O Ministério da Cidadania disponibiliza um canal de atendimento por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico pelo número 121. O serviço de ligação é gratuito e atende chamadas de telefones fixos e celulares.
Os horários de atendimento são das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais.
É muito importante atualizar os dados pessoais no CadÚnico. Isso porque se houver alguma divergência, o cidadão poderá ser retirado e não receberá os benefícios do programa social ao qual está inserido.
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