Arrecadação do mercado de seguros de veículos subiu 14,1% em 2021

Crescimento do mercado de seguros em 2021

Segundo a Conjuntura CNseg Nº49 em maio deste ano a arrecadação do setor de seguros (sem considerar os seguros de saúde e o DPVAT) foi de R$ 24,7 bilhões, o que representou um crescimento de 41,1% em relação a maio de 2020. 

40% do setor de seguros é representado pelos seguros para veículos. Este setor também aumentou, porém em menor proporção, leva apenas 5,8% de crescimento nos primeiros cinco meses do ano e 14,1% em relação a maio do ano passado.

Esse aumento acompanhou o crescimento da venda de zero quilômetros e o registro de emplacamento nesse período. 

De acordo com o Ministério de Infraestrutura, a frota nacional estava formada por 109.342.158 veículos de diferentes tipos, até maio.

Porém, segundo várias pesquisas, menos de 30% dos veículos que circulam no país contam com algum tipo de cobertura.

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No cenário atual, as possibilidades de crescimento do mercado de seguros para veículos são enormes, visto que quase 70% desses veículos sem cobertura são veículos que podem ser segurados. 

Neste sentido, se espera que algumas novidades no mercado impactem positivamente no mercado de seguros.

Uma delas é o Open Insurance, iniciativa que além de promover a modernização deste mercado, também procura que este setor entre em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que entrou em vigor em setembro do ano passado. 

Para as seguradoras e corretores, a implementação desta lei garante o acesso a informações de todas as pessoas que possuem um seguro.

Ao compartilhar os dados de todo o mercado é possível criar serviços e produtos que se adaptem melhor às necessidades dos clientes, e deste modo, o acesso a este produto poderá ser maior.  

Para quem tem um seguro ou pretende tê-lo, se espera que encontre no mercado mais alternativas e como consequência da competência, preços mais convenientes que os atuais.

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O surgimento do PIX também pode garantir uma maior democratização e acesso à contratação de seguros, pois permite que o pagamento seja mais fácil e simples. 

Apesar de ter que esperar para ver novas propostas de seguro para veículos, o desenvolvimento das alternativas atuais e as facilidades de comercialização podem estar impactando positivamente no valor dos seguros de automóvel.

De acordo com o Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA) o valor médio dos seguros compreensivos para veículos de até 10 anos, nas regiões pesquisadas houve uma queda de 8,9% entre janeiro e junho.

Isto é, se o seguro de um veículo de R$ 50.000 no começo do ano era de 5,6% e em de 5,1% significa que em janeiro o custo médio era de R$ 2.800 e em junho passou a custar R$ 2.550.

Impacto da pandemia no mercado de seguros

A pandemia trouxe à tona a necessidade de inovação que o segmento tem.

Na maioria dos casos, a pandemia não gerou o desenvolvimento de novas coberturas ou tecnologias do zero, mas acelerou as transformações que já estavam sendo planejadas nas seguradoras e impulsionou o desenvolvimento de novas empresas no setor, favoreceu a comercialização de seguros e também o desenvolvimento de novas propostas para os clientes e para as pessoas que não possuem nenhum tipo de seguro. 

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O estimulou ao desenvolvimento de novas modalidades foi muito grande, somado às novas normativas dos órgãos reguladores (autorização para a comercialização de seguros com vigência reduzida, com contratos intermitentes, entre outros.), podemos ver alternativas muito atrativas diante do seguro tradicional.

Uma dessas inovações é o seguro por assinatura, nesta modalidade o segurado paga uma mensalidade pelo serviço e quando quiser pode suspender a cobertura.

A Thinkseg oferece um seguro que se ajusta ao dia a dia do segurado. A proposta é pagar uma mensalidade pelo seguro, somado à quantidade de quilômetros percorrido no mês, em geral o valor do quilômetro é de apenas alguns centavos.

As coberturas que podem ser incluídas neste seguro são as mesmas que um seguro tradicional: roubo e furto, incêndio, desastres da natureza, cobertura para terceiros, e as demais. Outra vantagem além do preço econômico é a possibilidade de contratação on-line, sem intermediários. 

Outra empresa que está no mercado há muito tempo é a Youse, empresa da Caixa Seguradora.

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Também oferece o mesmo tipo de seguro por assinatura com amplas coberturas e a possibilidade de montar o próprio plano e deixar quando quiser, sem multas.

Seguindo esta mesma linha a Porto Seguro tem o Bllu que oferece seguro por assinatura mensal, mas, no momento só está atuando em Minas Gerais (MG) e no Rio de Janeiro (RJ), e em algumas cidades: Vitória (ES), Distrito Federal (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).

Além dessas novas propostas, as novas experiências tecnológicas geraram novos hábitos de consumo e um novo estilo de vida, que está e seguirá mudando o mercado de seguros, visando a oferecer seguros que se moldam de acordo a rotina das pessoas, que levam em conta o que é mais valioso para seus clientes oferecendo cada dia seguros mais personalizados. 

Gabriel Dau

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