Aplicativos geram 13 vezes mais vendas que web móvel

Não é novidade que a constante transformação digital do varejo no mundo fez com que as empresas concentrassem seus esforços no universo digital. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da Orbelo, o comércio eletrônico representa hoje 18,01% das vendas no varejo em todo o mundo. Até 2023, este número deve chegar a 22%.

Com esta constante evolução, surge uma preocupação nas empresas em acompanhar o crescimento deste mercado: afinal, quais os lugares certos dentro do universo digital e as melhores estratégias? A resposta a esta pergunta está diretamente associada ao comportamento dos consumidores, uma vez que em um mundo cada vez mais conectado, usuários dividem seu tempo entre a web móvel e os aplicativos.

“A realidade é que estes ambientes precisam se unir e trabalhar em sintonia para garantir uma melhor experiência ao usuário. Nesta linha, 90% dos profissionais de marketing já têm consciência de que o redirecionamento é uma das melhores táticas”, destaca Daniel Simões, Managing Director da AppsFlyer no Brasil – líder global em mensuração de dados para aplicativos. 

Redirecionando o usuário

Embora os usuários geralmente comecem sua jornada de compras na web – cerca de 81% dos consumidores realizam pesquisas online antes de fazer uma compra, dados mostram ainda que 58% dos millennials preferem comprar em um aplicativo. Isso porque, os aplicativos são nativos do ambiente móvel e trabalham mais rápido.

“À medida que o retargeting da web móvel amadureceu, os profissionais de marketing passaram a confiar cada vez mais no processo para os aplicativos. Esta aceleração tem como base os resultados, já que a taxa de conversão em vendas é mais alta – até 13 vezes mais, ao mesmo tempo em que é possível ainda ampliar a base de clientes e também ter um número maior de cliques”, explica Simões.

Advertisement
publicidade

Para obter resultados similares e acessar de forma eficiente a jornada de compra dos usuários, especialistas recomendam diferentes estratégias. Mas, para isso, ainda é importante avaliar e analisar cada uma delas. “O redirecionamento móvel ainda é um espaço relativamente novo e há muitos outros métodos que não foram implementados o suficiente para serem considerados comprovadamente eficazes. Algumas questões pendentes incluem quais tipos de formatos de anúncio funcionam melhor, quais são as diferenças entre o redirecionamento na web móvel e nos aplicativos e como as novas tecnologias de deep links inteligentes abrem novas oportunidades para os profissionais da área”, recomenda Simões. 

Banners inteligentes

Entre as estratégias mais populares e eficazes, o uso de Smart Banners pode ser considerado uma solução poderosa. “Os Smart Banners funcionam como um fluxo web-to-app. Ele cria um link fácil e rápido entre um site móvel e um aplicativo. Para os usuários finais, é apenas um banner no site de uma empresa, mas para as empresas, é mais uma oportunidade para conversão em vendas. As estratégias podem incluir diferentes chamadas para ação (CTA – call to action, na sigla em inglês), como uma promoção, por exemplo, que provoca o download do aplicativo”, conta Simões.

Para esse fluxo seguir em um caminho tranquilo e sem quebras, os smart banners podem contar com a tecnologia de links diretos – OneLink, que direcionam os usuários para uma página ou conteúdo específico no aplicativo, ou ainda, para a loja de aplicativos, caso seja necessária uma instalação.

Benefícios

Entre as vantagens que os aplicativos oferecem para as empresas estão: as oportunidades de engajamento adicionais, como mensagens e push para se comunicar com mais eficiência com os clientes. Além dele, o baixo ou zero custo de aquisição de usuários. E, por fim, uma experiência fácil e intuitiva para o usuário chegar mais rápido ao produto e/ou serviço, por meio do OneLink

“Para o varejo eletrônico como um todo, o uso de aplicativos aprimora a  experiência do cliente, fortalece o engajamento com o público, aumenta a percepção de credibilidade do produto e/ou serviço e deixa o cliente mais próximo e preparado para a jornada de compra”, finaliza Simões.

Advertisement
publicidade

A AppsFlyer é uma empresa líder global em atribuição e análise de dados para aplicativos, que tem como missão ajudar os profissionais de marketing a melhor mensurar e otimizar suas campanhas.

Leonardo Grandchamp

Notícias recentes

Imposto de Renda: quem tem direito à restituição em 2025?

Entenda melhor quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda e quem…

15 de março de 2025

Governo avisa sobre mensagem de abertura das inscrições para o CNU 2025

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um das grandes oportunidades do atual governo para assumir…

15 de março de 2025

Como saber se alguém está usando seu celular corporativo remotamente

Está com o celular da empresa ou desconfia que alguém está suando o aparelho corporativo…

15 de março de 2025

5 etapas para passar na entrevista de empreso neste ano

A entrevista de emprego é o maior desafio para sua contratação ultimamente? Aprenda o que…

15 de março de 2025

Segurado do INSS tem que declarar Imposto de Renda? Veja como fazer

Chegou a hora de declarar o Imposto de Renda, mas será que todos e até…

15 de março de 2025

Seu CPF está na lista do INSS para receber R$ 750 mi por erro do ano 2000?

Um erro de 25 anos atrás pode distribuir uma bolada para muitos segurados do INSS…

15 de março de 2025

Veja 5 oportunidades para o contador no serviço público

Se você é contador e está procurando concursos e oportunidades temporárias no serviço público, confira…

15 de março de 2025

10 Erros Que Levam um Escritório de Contabilidade à Falência

Escritórios de contabilidade podem falir por falhas de gestão financeira, tecnológica, de equipe e de…

15 de março de 2025

MEI: 3 melhores linhas de crédito para o Microempreendedor

Conheça algumas das melhores linhas de crédito disponíveis para o Microempreendedor Individual (MEI) e cuide…

15 de março de 2025

Frei Gilson: Do Fenômeno Religioso à Polêmica Política nas Redes Sociais

Frei Gilson, líder religioso popular nas redes sociais, torna-se centro de polêmica política após declarações…

15 de março de 2025

Endividamento das Famílias Brasileiras Atinge 76,4% e Mostra Tendência de Crescimento Constante

Pesquisa da CNC revela que o endividamento das famílias brasileiras atingiu 76,4% em fevereiro, com…

15 de março de 2025

Imposto de Renda: veja o que a Receita Federal sabe sobre você

Entenda como funciona a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda em 2025 e confira quais…

15 de março de 2025

This website uses cookies.