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Marketing Contábil: Conheça o que é Análise SWOT
Esta técnica analítica ajuda a identificar e definir as principais características de sua organização, incluindo pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Essa análise pode ser aplicada a uma organização inteira ou a um projeto individual, independentemente do setor.
É usado principalmente ao nível da organização para determinar o quão próximo o negócio está alinhado com seus padrões de referência de sucesso.
Para transmitir essas informações em relação a sua organização ou produto de forma fácil você pode escolher um modelo de análise SWOT personalizável para que você possa se preocupar apenas com o conteúdo.
Elementos de análise SWOT
Para entender como fazer uma análise SWOT perfeita que produz resultados úteis, você deve entender o que cada um dos elementos SWOT significa.
Forças
Força é um fator interno que aborda os elementos nos quais a empresa é especializada.
Pode ser algo intangível, como os atributos de sua marca, ou tangível, como sua equipe de engenharia de produto impecável.
A análise SWOT pode ser usada por todas as funções importantes na estrutura da sua equipe de inbound marketing.
Fraquezas
Reconhecer suas fraquezas envolve autoconsciência e compreensão do que está travando você.
Pode ser qualquer desafio organizacional, como falta de pessoas qualificadas ou questões orçamentárias.
Oportunidades
Reconheça as oportunidades existentes e potenciais em sua organização e trabalhe para aproveitá-las ao máximo.
Abrange tudo que você pode fazer para aumentar suas vendas e promover a visão de sua empresa.
Ameaças
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O último elemento da análise SWOT envolve a avaliação do risco para o crescimento ou sucesso de uma empresa.
Podem ser concorrentes, riscos financeiros, novas regulamentações e tudo que pode prejudicar o desempenho de uma empresa ou projeto.
Dicas para conduzir uma análise SWOT da maneira certa
Uma análise SWOT bem-sucedida ajuda a reconhecer todos os fatores internos e externos que podem afetar sua empresa ou produto.
É uma técnica útil e simples para ajudá-lo a se concentrar em seus pontos fortes, minimizar ameaças e aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis.
Independentemente de usar um modelo SWOT, software de gerenciamento de projetos ou executá-lo manualmente, você deve seguir estas dicas comprovadas:
1.Faça perguntas e responda honestamente
Descubra os aspectos do seu mercado para realizar uma análise SWOT informada.
E você não pode descobrir nada sem fazer todas as perguntas em sua mente.
Nenhum dos quatro quadrantes da análise SWOT pode ser dado como certo.
Dado que o cenário empresarial moderno continua evoluindo, você não pode listar algo como seu ponto forte simplesmente porque sempre foi seu ponto forte.
E a maneira mais fácil e eficaz de preencher todos os quadrantes é fazer uma série de perguntas.
Portanto, faça perguntas para análise SWOT, como:
- Quais são suas habilidades e conhecimentos exclusivos?
- Como você se diferencia dos concorrentes?
- Você tem todos os recursos essenciais?
- Quais são as tendências do setor?
Essas perguntas irão revelar seus pontos fortes e fracos organizacionais, oportunidades possíveis.
Fazer perguntas produz o melhor material para sua tomada de decisão, mas apenas quando você é honesto com suas respostas.
Ser honesto com suas respostas evita inflar ou exagerar nos pontos fortes e ajuda a identificar seus verdadeiros pontos fortes.
As informações falsas e imprecisas utilizadas na investigação SWOT nunca produzirão a melhor decisão.
Além disso, discutir seus pontos fortes e fracos revela grandes fontes de oportunidades que as organizações podem aproveitar com controle total.
2.Identifique e concentre-se no que você pode controlar
O objetivo geral da análise SWOT é descobrir oportunidades para uma organização melhorar e crescer.
Uma matriz SWOT padrão tem duas categorias: interna e externa.
Você pode conduzir uma análise SWOT para pequenas empresas ou uma empresa estabelecida para descobrir as oportunidades.
A metade superior consiste nos pontos fortes e fracos que são internos da organização.
As organizações têm um alto grau de controle sobre os fatores internos.
A metade inferior consiste em oportunidades e ameaças de origem externa e fora do controle da organização.
Um modelo de análise SWOT fornece espaço suficiente para mencionar todos os seus elementos.
Fatores externos geralmente resultam da ação de concorrentes, regulamentos, legislação e motivos de força maior.
Concentre-se nos fatores que você pode controlar e produzirá resultados mais consistentes.
Às vezes, as características internas da sua organização também levam a oportunidades e ameaças.
Portanto, primeiro examine quais pontos fracos de sua empresa podem gerar muitas oportunidades e quais pontos fracos podem causar ameaças.
Reduza ou corrija os pontos fracos para evitar que sua empresa sofra ameaças e reconheça oportunidades competitivas.
3.Comece com os fatores externos
Considerar as características internas ajuda a criar e alavancar oportunidades.
Ajuda a obter resultados do que você já tem e do que pode controlar.
Ao contrário, explorar eventos externos ajuda a descobrir oportunidades ocultas.
Na maioria das vezes, os aspectos externos oferecem oportunidades e ameaças.
Por exemplo, o lançamento de um novo produto por um concorrente pode ser uma ameaça às suas operações, mas também uma oportunidade de aprender a estratégia do concorrente no mercado.
4.Realize uma análise PESTEL antes da SWOT
Análise PESTEL ajuda a analisar ameaças externas.
Crie um grupo em sua organização para realizar a análise PESTEL antes de sua investigação SWOT.
Comece definindo o objetivo estratégico do negócio como o foco.
Atualize a PESTEL de acordo com as mudanças em relação a esses objetivos mais tarde.
PESTEL é um acrônimo para:
- “Political” (Político)
- “Economic” (Econômico)
- “Social” (Social)
- “Technological” (Tecnológico)
- “Environmental” (Ambiental)
- “Legal” (Legais)
Executar a análise PESTEL antes da análise SWOT ajuda a identificar ameaças profundas e multifacetadas.
5.Priorize fatores críticos
A análise SWOT frequentemente se torna uma longa lista de fatores possíveis em todos os quatro quadrantes.
Inúmeros fatores podem distraí-lo de seu objetivo real com a SWOT.
Para restringir a análise SWOT final, mencione os mais importantes de 3-5 fatores no topo de cada quadrante.
Concentre-se primeiro nesses fatores enquanto trabalha no plano de ação SWOT.
Conclusão
Leve a análise SWOT a sério e execute-a corretamente.
Faça perguntas para descobrir informações novas e precisas.
Antes de agir de acordo com as respostas, identifique o que está sob seu controle e trace um plano.
Avalie as fraquezas, explore oportunidades e identifique ameaças ocultas.
Mais importante, lembre-se de que a análise SWOT não é uma atividade única.
É recomendável verificar o status do seu mercado porque é essencial para o sucesso.
Redação Jornal Contábil
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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?
Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.
A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento.
Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno.
Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.
Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.
Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.
No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.
Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!
O que é a hora extra?
A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.
Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.
Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.
A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.
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Limite de horas extras por dia
O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.
Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.
Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?
É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.
Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.
A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.
Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.
Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.
Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.
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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025
Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.
Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.
Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.
O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025
Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:
- Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
- 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
- Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
- 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.
Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:
- Título de eleitor;
- Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
- Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).
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Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?
- Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
- Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
- Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
- Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
- Obteve ganho de capital na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
- Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
- Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
- Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
- É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
- Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
- Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
- Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.
O que acontece se não declarar Imposto de renda?
Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.
Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.
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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios
Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.
Planejamento e Organização
A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
Quem Deve Declarar?
Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:
- Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
- Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
- Ganho de capital na venda de bens;
- Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
- Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
- Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
- Mudança de residência para o Brasil.
Vantagens da Declaração Pré-Preenchida
A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção
Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:
- Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
- Omissão de rendimentos (27,8%).
Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
Prazo e Prioridade na Restituição
A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.
Evite Multas e Problemas Fiscais
Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
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