A importância do conselho de administração em tempos de pandemia e de grandes conflitos

Sempre que falo sobre crises, friso a importância do bom planejamento, de atitudes estratégicas e de como são fundamentais para salvar as empresas de períodos emblemáticos.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, auxiliando, inclusive, na implantação de Governança Corporativa, hoje trago um artigo esclarecendo sobre o valor do conselho de administração em tempos de pandemia.

O Conselho de Administração (CA) é o órgão encarregado do processo de decisão em uma instituição em relação ao seu direcionamento estratégico e cumpre o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da organização.

O fundamental é que haja critérios rigorosos quanto à escolha dos membros de Conselho, ou seja, que se analisem atentamente os perfis, a personalidade e a atitude dos profissionais que estarão à frente do comitê.

Conselho de Administração em tempos de conflito

A pandemia representa um evento dramático para qualquer empresa e os conselhos serão fundamentais para que os negócios possam agir no enfrentamento dos desafios impostos pelo cenário de crise.

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Descrevo a seguir as principais funções do conselho de administração em uma empresa, no que se refere aos quesitos operacionais.

Comitê de Crise

O conselho de administração em tempos de pandemia envolve o comitê de crise que é subordinado ao CA e é uma das ações prioritárias.

Esse comitê terá como função entender nas necessidades financeiras da empresa, assim como operacionais e estratégicas, diante de um momento de crise.

Também é o responsável pela elaboração e implementação de um plano de emergência, que será aprovado pelo conselho, que englobe todas as áreas da organização.

O conselho precisará estabelecer uma comunicação direta e eficiente com o comitê de crise, mantendo-se próximo e engajado.

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Saúde e Segurança

Outro papel importante da parte operacional do Conselho de Administração é a definição das políticas necessárias para a proteção dos funcionários da empresa, atuando com máxima responsabilidade contra a disseminação da Covid-19.

É preciso ser realizado monitoramento próximo e tratamento imediato dos casos suspeitos ou de contágios confirmados entre os profissionais da equipe, assim como a adequação do trabalho no modelo home office.

Cadeias de Produção, Suprimentos e de Logística

Para que não ocorra a interrupção do processo produtivo, cabe ao Conselho de Administração, a avaliação constante do fluxo de produção e do quadro de fornecedores, buscando identificar alternativas para o processo produtivo e para a cadeia de suprimentos.

Além disso, a logística de aquisição de suprimentos e de escoamento de produtos precisa ser revisitada regularmente, levando a alternativas e até mesmo à definição de planos de contingência.

Comunicação com Clientes

A comunicação com os consumidores precisa ser transparente e levar em conta os riscos potencializados pela crise.

Em períodos de crise, por exemplo, os canais digitais voltados ao relacionamento com os consumidores precisam ser monitorados 24 horas por dia.

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Esses canais serão fundamentais e também servirão como fonte de informações aos administradores e ao conselho.

Conselho de Administração altamente preparado

O que deve prevalecer entre os membros do CA é a valorização do coletivo, ou seja, a equipe precisa estar alinhada para lidar com conflitos, que como já mencionei, fazem parte do dia a dia das organizações, ainda que no momento estejam mais intensos devido à pandemia.

A situação de conflito em si é fundamental para alicerçar o ambiente de Conselho, isso porque são os conflitos que estruturam o compromisso, a adesão, a criação da identidade, o comprometimento genuíno dos membros do conselho, seja entre entre si, com o CEO ou com os stakeholders.

O valor do conselho de administração em tempos de pandemia é indiscutível e empresas que não estejam preparadas, necessitam desse alicerce para que consigam superar os momentos mais desafiadores que surgirão pela frente.

Por: Carlos Moreira – Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing). É empresário há mais de 15 anos e sócio e fundador da MORCONE Consultoria Empresarial.

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Gabriel Dau

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