Imagem por @benzoix / freepik
Um bom relacionamento entre chefes e empregados é fundamental no ambiente de trabalho, onde deve ser construída uma forte relação de confiança entre a equipe. E é exatamente essa relação que possibilita o alcance do sucesso profissional.
Confira a seguir as 10 principais características de um bom chefe, de acordo com um especialista em relacionamentos:
1 – Acompanhe os seus funcionários
Um bom chefe é aquele que caminha lado a lado com sua equipe, garantindo que os funcionários estejam sempre no caminho certo.
2 – Reconheça as habilidades da sua equipe
Saiba reconhecer os principais talentos e habilidades em cada um de seus funcionários. Procure descobrir quais são as suas ambições e quais as atividades ele mais aprecia. Assim, você mostra que conhece as pessoas com quem trabalha.
3 – Admita os seus erros
Ao invés de transferir a culpa a um outro funcionário, saiba admitir as suas próprias falhas à equipe.
4 – Seja amigável
Procure ser atencioso e amigável com a equipe, ajudando-a a resolver os problemas pendentes.
5 – Comunique-se
Procure ter uma comunicação eficaz com os funcionários. Esteja certo de que a sua explicação foi clara, pois isso evita o surgimento de problemas futuros.
6 – Evite reuniões desnecessárias
Faça reuniões somente quando necessário. Saber a hora certa para realizar meetings otimiza o tempo e a produtividade da equipe.
7 – Mantenha o foco nas pequenas conquistas
Valorize as pequenas conquistas. Isso encoraja a equipe a mover-se em direção às principais metas da empresa.
8 – Saiba ouvir
Saiba ouvir diferentes opiniões, sem interrompê-las. Esteja aberto para escutar as sugestões dos seus colegas, mesmo que elas contrariem o seu ponto de vista.
9 – Dê um feedback imediato
Um bom chefe dá um feedback imediato tanto dos acertos, quanto dos erros cometidos pela sua equipe. Não espere até a avaliação de desempenho para dar a sua opinião
10 – Seja flexível
Em caso de problemas pessoais, de ordem familiar ou de saúde, por exemplo, permita uma maior flexibilidade para que o funcionário tenha tempo para resolvê-los. Isso mostra que você se preocupa com o bem-estar da sua equipe, e fará com que você seja mais valorizado por ela.
Fonte: Universia Brasil
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